BR-020

Apreendida carga de 375 litros de agrotóxicos ilegais na BR-020, em Posse

O produto havia sido adquirido no Paraguai e seria entregue no Tocantins; Segundo a PM, só em dezembro, cerca de quatro toneladas de agrotóxicos foram apreendidas em Goiás


Thaynara Cunha
Do Mais Goiás | Em: 05/12/2019 às 10:17:33

Produto era transportado no interior de um carro de passeio; Motorista foi preso pela compra e transporte dos agrotóxicos (Foto: Divulgação / PM)
Produto era transportado no interior de um carro de passeio; Motorista foi preso pela compra e transporte dos agrotóxicos (Foto: Divulgação / PM)

Uma carga de 375 litros de agrotóxicos ilegais foi apreendida, na manhã desta quinta-feira (5), no interior de um veículo de passeio na BR-020, município de Posse, região Nordeste de Goiás. O produto havia sido adquirido no Paraguai e seria entregue no Estado do Tocantins.

Segundo informações do Comando de Operação de Divisas (COD), o condutor do veículo afirmou que o produto é conhecido como tipo “B”, termo usado para classificar o agrotóxico como falsificado e adulterado. A equipe militar realizava patrulha pela região quando avistou o carro e decidiu abordar o motorista.

Os defensivos agrícolas foram encontrados na parte interna do veículo. Diante dos fatos, o motorista, que não teve o nome divulgado, foi preso e a carga contrabandeada foi apreendida.

De acordo com a corporação, além dos riscos inerentes ao uso, manuseio e transporte inadequado, os agrotóxicos ilegais geram danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana. A Polícia Militar (PM) estima que, só em dezembro, cerca de quatro toneladas do produto tenham sido apreendidas em Goiás, a quantidade representa cerca de R$ 6 milhões.

O Mais Goiás tentou, sem sucesso, contatar a equipe do COD que realizou a abordagem.

Recorrências

Nas últimas semanas, a Polícia Rodoviária Federal  (PRF) também realizou duas apreensões de grande quantidade de agrotóxicos, nas rodovias de Goiás. A mais recente ocorreu em nesta quarta-feira (4), em Jataí, quando um caminhão roubado, que estava carregado com agrotóxicos, foi recuperado pela corporação. O veículo havia sido roubado numa fazenda em Porteirão.

A segunda ocorrência, registrada em 14 de novembro, apreendeu quase 300 kg de agrotóxicos ilegais na BR-060, em Alexânia, no Entorno do Distrito Federal

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira