Do Mais Goiás

Após suspensão, Aparecida retoma vacinação em idosos acima de 61 anos

retomada acontece após chegada de 6 mil doses de vacinas Astrazeneca/Fiocruz na tarde da última sexta-feira (23)

Vacinação em Aparecida (Claudivino Antunes/SecomAparecida)
Vacinação em Aparecida (Claudivino Antunes/SecomAparecida)

Aparecida retoma vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 61 anos após quatro dias de suspensão. A retomada foi possível com a chegada de nova remessa de doses do imunizante do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Aparecida retoma a aplicação da vacina em idosos acima de 61 anos nos dois drives-thru da cidade.

A retomada da aplicação da primeira etapa de vacinação contra a Covid-19 em idosos foi suspensa pela terceira vez neste mês, na última terça-feira (20), por falta de estoque de doses do imunizante. O retorno ocorre após chegada de 6 mil doses de vacinas Astrazeneca/Fiocruz, enviadas pelo Ministério da Saúde na tarde da última sexta-feira (23).

A primeira etapa da vacinação volta a estar disponível neste sábado (24), nos pontos drives-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança das 8h às 17h.

Para receber o imunizante nesses postos não é necessário agendamento. Basta portar documento de identidade, comprovante de endereço de Aparecida e CPF ou cartão SUS. O ponto drive-thru do Aparecida Shopping também estará funcionando neste sábado (24) para aplicação da segunda dose.

Pedestres

Para idosos pedestres, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza agendamento para aplicação da primeira dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. Para realizar o agendamento, é necessário ter acesso ao aplicativo “Saúde Aparecida”. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura de Aparecida.

O idoso precisa comparecer no local, dia e horário marcado e portar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação. As vagas para agendamento da aplicação das doses no aplicativo foram disponibilizadas no início da noite da última sexta-feira (23).

A partir da próxima segunda-feira (26), a vacinação acontece das 8h às 18h, com possibilidade de ampliação da idade do grupo prioritário. A última remessa de vacinas recebida pela SMS conta ainda com 7,2 mil doses de Coronavac/Butantan para aplicação do reforço do imunizante.

Do total de doses recebidas para primeira aplicação, 30% devem ser destinadas para profissionais de saúde e 5% para imunização de integrantes das forças de segurança do município. Nesses casos, a aplicação ocorrerá in loco, nos locais de trabalho dos profissionais.

Balanço

Durante três meses da campanha de vacinação vacinação contra a Covid-19 em Aparecida, de 20 de janeiro a 18 de abril, a SMS imunizou 67.914 pessoas. Destas, 48.874 receberam a primeira dose e 19.040 pessoas receberam a segunda. No total, desde o início da campanha, Aparecida recebeu 60.700 doses para primeira aplicação e 35.400 para segunda aplicação, totalizando 96.100 doses de vacinas.

Aparecida de Goiânia também teve perdas técnicas de doses em frascos de Coronavac em que a descrição era de que continham 10 doses. De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, foi constatado que alguns frascos continham em média 8 doses e não 10.

“Realizaremos solicitação da reposição destas doses e todos os relatórios de falha técnica estão sendo preenchidos e serão encaminhados ao estado para envio ao Ministério da Saúde, visto que vários municípios de todo país constataram a mesma falha”, declarou.

Segunda dose

Aparecida recebeu também 8,8 mil doses para a segunda aplicação do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. A vacinação com a segunda etapa de vacinação segue disponível nos pontos drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h horas, e nas UBSs dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário portar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.