Do Mais Goiás

Após 16 dias, focos de incêndio são controlados na Chapada dos Veadeiros

Operação aconteceu por mais de duas semanas para conter fogo

O Comando Unificado do Corpo de Bombeiros declarou, neste domingo (11), o fim dos focos de incêndio na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Fogo começou no fim do mês de setembro e extinguiu cerca de 75 mil hectares. Além da ajuda da chuva, cerca de 250 profissionais contribuíram no combate ao incêndio.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) não foram detectados focos de calor por satélite, reconhecimento também foi feito com o uso de drones.

Avião utilizado no combate ao fogo da Chapada dos Veadeiros (Foto: Reprodução CBM-GO e ICMBio)

O fogo começou no dia 28 de setembro e tomou grandes proporções rapidamente. Estima-se que á área atingida pelo fogo seja de mais de 75 mil hectares, o que corresponde a cerca de 10% da área total do parque e 6% da Unidade de Conservação, na APA Pouso Alto.

Para o combate ao fogo, foram utilizados cinco aviões, um helicóptero e 30 veículos, mobilizando cerca de 250 profissionais de diferentes áreas. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou a região neste sábado (10) para acompanhar o combate.

Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram atendidas mais de 9 mil ocorrências de incêndios florestais de janeiro a 4 outubro deste ano. Apesar dos focos de incêndio, o Parque esteve aberto para visitação desde o dia 7 de outubro.

Confira vídeo de profissionais no combate ao fogo