Facilidade

Aplicativo do Detran é atualizado e oferece novos serviços aos usuários

População poderá acionar recursos de multa e comunicado de venda de veículos, fazer a transferência de pontuação e indicar o real condutor de infrações


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 05/06/2019 às 16:46:09

(Foto: Reprodução/Detran)
(Foto: Reprodução/Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) atualizou o aplicativo Detran GO ON. Agora os usuários também podem acionar recursos de multa, o comunicado de venda de veículos, e outros serviços.

Sem o aplicativo, o usuário que deseja, por exemplo, fazer a transferência de pontuação deve procurar o órgão autuador para cadastrar a solicitação. Segundo o gerente de Tecnologia da Informação do Detran-GO, Sérgio Luiz Silva, com a ferramenta é possível identificar de quem é a competência sobre as infrações, como superintendências municipais de trânsito (SMTs) e Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes.

Quanto ao recurso de multa, por enquanto só é possível recorrer de multa de competência do próprio Detran. De acordo com o presidente do órgão, Marcos Roberto Silva, os serviços disponibilizados são gratuitos e, em breve serão ampliados. “Num futuro próximo, somente nos casos que a legislação exige é que o cidadão deverá ser obrigado a procurar uma unidade física”, afirma.

Já estavam disponíveis no Detran GO ON serviços como informações de veículos, certidão de posse, consulta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acompanhamento processual, achados e perdidos, cartão de idosos (serviço disponível para municípios que não possuem órgão municipal de trânsito) e alteração de endereço.

Para ter acesso ao aplicativo, é necessário ser condutor ou proprietário de veículo cadastrado em Goiás e estar com os dados atualizados. O atendimento presencial continua funcionando normalmente na sede do Detran-GO, Ciretrans ou unidades do Vapt Vupt.

Passo a passo:

Comunicado de venda

(Foto: Reprodução/Detran)

Transferência de Pontuação

(Foto: Reprodução/Detran)

Recurso de multa

(Foto: Reprodução/Detran)

A ferramenta está disponível gratuitamente nas lojas Apple Store e Google Play, com versões para Android e IOS.