Do Mais Goiás

Aparecida tem 1 veículo para cada 2 habitantes e trânsito se assemelha ao de Goiânia

Engenheiro de trânsito afirma que congestionamentos nos municípios conurbados são semelhantes

Trânsito na Avenida Igualdade, Setor Garavelo, em Aparecida (Foto: Jucimar de Sousa/maisGoiás)
Trânsito na Avenida Igualdade, Setor Garavelo, em Aparecida (Foto: Jucimar de Sousa/maisGoiás)

Existe um veículo para cada dois moradores de Aparecida de Goiânia. A segunda maior cidade do estado de Goiás em população possui atualmente 312.110 veículos motorizados. O número inclui todos os veículos motorizados no município, de ônibus e camionetas a motocicletas e ciclomotores. O engenheiro de trânsito Marcos Rothen afirma que os congestionamentos no município conurbado com a capital se assemelham muito devido ao compartilhamento de frota.

“O trânsito das duas cidades são muito parecidos e tem congestionamentos. As pessoas que moram em Goiânia vão muito à Aparecida e vice-versa”, declara. O especialista em trânsito ainda diz que a os 312.110 veículos de Aparecida não corresponde a quantidade real de motorizados que circulam nas ruas da cidade, pois ambos os municípios compartilham a frota de veículos em suas vias. Entre as vias mais movimentadas de Aparecida, estão os principais eixos que ligam a cidade à capital.

Eixos de ligação

Na Avenida São Paulo, eixo que liga os bairros aparecidenses Vila Brasília e Vila das Esmeraldas ao bairro Jardim Santo Antônio, em Goiânia, é uma das principais vias de fluxo de veículos entre as duas cidades. Por ela, passam 50 mil veículos diariamente na região da Vila Brasília. Os dados são da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia (SMTA). Outro eixo de grande movimento que liga os municípios conurbados é a Avenida Rio Verde e Avenida Bela Vista.

Zonas de comércio intenso e forte adensamento populacional também refletem em alto fluxo de veículos e podem apresentar trânsito lento em horários de maior movimento de trânsito, em Aparecida. É o caso da Avenida Igualdade e Avenida Liberdade, no Setor Garavelo e Avenida Atlântica, no Buriti Sereno.

Crescimento da frota

A frota de veículos automotores de Aparecida de Goiânia teve um aumento de 13% em quatro anos. A quantidade de motorizados saltou de 275.150, em 2017 para 312.578, em 2021. O especialista em trânsito, Marcos Rothen pontua que esse aumento da frota de veículos se deu em vários municípios do interior, principalmente em relação a motocicletas. O total de motocicletas representa 27% de toda frota de veículos no município. São 85.060 veículos motorizados de duas rodas registrados em Aparecida.

Mobilidade Urbana

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) explica por meio de nota que a Administração Municipal implantou, por meio do Projeto de Mobilidade Urbana, que atende as normas gerais e os critérios básicos da Lei Federal para a Promoção da Acessibilidade, 70 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em diferentes regiões do município.

De acordo com a pasta, o Projeto de Mobilidade Urbana de Aparecida consiste na realização de obras e ações com objetivo de melhorar a vida de todos que fazem o trânsito na cidade. Os eixos estruturantes, que interligam regiões extremas de Aparecida, foram construídos para facilitar o acesso de quem precisa de deslocar de uma região a outra. Os eixos também beneficiam quem precisa chegar aos polos industriais instalados na cidade, reduzindo o tempo de viagem e facilitando o escoamento da produção das indústrias.

A SMTA considera o Viaduto Vereador João Antônio Borges, no cruzamento das Avenidas São Paulo e Rudá, na Vila Brasília, uma importante obra para reduzir congestionamentos e alega que colocou fim aos engarrafamentos registrados nos horários de pico naquela região.

Vias de alto fluxo

Confira todas as vias de alto fluxo de veículos em Aparecida:

Avenida Atlantica – Buriti Sereno
Avenida Bela Vista – Setor Bela Vista
Alameda Antônio Alves Neto – Jardim Maria InÊs
Avenida Independência – inicia Setor Village Garavelo e segue até o setor Colina Azul
Avenida Rio Verde – desde a Vila Brasília até Go-40
Avenida Igualdade – Setor Garavelo
Avenida Liberdade – Setor Garavelo
Avenida São Paulo – Vila Brasília – 50 mil veículos em média por dia
Avenida Rudá Vila Brasília
Avenida Tapajós – Vila Brasília
Avenida Uirapuru – Setor Mansões Morada dos Pássaros
Avenida Guiraupia – Jardim Helvécia
Avenida Zoroastro Artiaga – Conjunto Cruzeiro do Sul
Avenida das Nações – Parque das Nações
Avenida V-5 – Cidade Vera Cruz
Avenida J2 – Papillon Park
Avenida Veiga Vale – papillon Park
Avenida São João –Jardim Nova Era
AvenidaW-5 – Santa Luzia