Francisco Costa
Do Mais Goiás

Aparecida já vacinou 100% dos profissionais da linha de frente, diz prefeito

"Agora vamos fazer uma força tarefa para vacinar todos os nossos idosos com mais de 85 anos", escreveu Gustavo Mendanha

Aparecida vacina 100% de profissionais da linha de frente, diz prefeito
Aparecida vacina 100% de profissionais da linha de frente, diz prefeito (Foto: Reprodução / Facebook)

Aparecida de Goiânia já imunizou 100% dos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB), nesta quarta (10), via Twitter.

“Agora vamos fazer uma força tarefa para vacinar todos os nossos idosos com 85+. Dá pra fazer isso de carro, em segurança e sem aglomeração”, escreveu, ainda, o gestor.

“É só ir até um dos drive-thrus de vacinação na Cidade Administrativa ou no Centro de Especialidades. Não precisa agendar. Queremos vacinar todos os idosos com mais de 85 anos até o próximo sábado (13), para começarmos semana que vem a vacinação da população com mais de 80”, completou.

Destaca-se que a Prefeitura promoverá, em 13 de feveiro, o “Dia D” de vacinação para pessoas acima de 85 anos de idade. A ação ocorrerá nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança, das 8h às 17h.

Os 100% de vacinação mencionados por Gustavo dizem respeito a primeira dose da vacina. Atualmente, a cidade possui cinco postos de imunização distribuídos pela cidade.

Números

Aparecida já recebeu 16 mil doses de vacina contra a Covid-19, divididas em três lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses de Coronavac, foi destinado a profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência, com aplicação in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

Já o segundo lote, teve 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford e foi aplicado em profissionais de saúde que trabalham com atendimento a pacientes e idosos acima de 85 anos, nos cinco postos de vacinação da cidade. Por fim, o terceiro lote, com 3,8 mil doses de Coronavac, será exclusivamente para idosos: inicialmente, para aqueles com mais de 85 anos e, em seguida, para os com mais 80.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última segunda-feira (8), 8.255 profissionais de saúde foram vacinados. Além disso, 161 idosos e deficientes institucionalizados, 86 idosos acamados e 1.221 idosos acima de 85 anos.