Do Mais Goiás

Aparecida inicia testagem em massa de HIV, Sífilis e Hepatites

Campanha tem início nesta terça-feira, Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia inicia nesta terça-feira (01), no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a campanha ‘Dezembro Vermelho’, que incentiva a realização de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Segundo a pasta, a iniciativa veio para aproveitar a onda de conscientização adotada durante a pandemia de covid-19.

Os testes são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAs) de todo o município. Ação acontecerá durante todo o mês de dezembro e promete resultados em menos de 30 minutos.

“As pessoas precisam entender que diagnósticos precoces garantem muito mais conforto, segurança e eficiência no tratamento, que é gratuito” afirma o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães.

Foto: Claudivino Antunes

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o município de Aparecida de Goiânia notifica mais de 2 mil casos HIV/AIDS por ano. No Brasil, anualmente são registrados cerca de 40 mil casos de infecção pelo vírus do HIV.

Prevenção

Segundo a coordenadora do programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Daniele de Oliveira Prates, além de todo tratamento das pessoas que vivem com o vírus e o uso do preservativo, a Secretaria de Saúde disponibiliza gratuitamente à população estratégias e tecnologias avançadas para a prevenção à infecção pelo vírus.

“É fundamental orientar sobre a prevenção da transmissão para evitar novas infecções, assim como sobre sinais e sintomas, a necessidade de atendimento em uma unidade de saúde e a importância de evitar contato sexual sem preservativo”, reforça Daniele.