Do Mais Goiás

Aparecida encerra festas e multa quase 200 pessoas na madrugada deste sábado (12)

Realização de eventos está permitida no município, desde que em respeito as regras da Portaria que regulamenta normas sanitárias contra Covid-19

Festa clandestina em Aparecida (Foto: Divulgação/SecomAparecida)
Festa clandestina em Aparecida (Foto: Divulgação/SecomAparecida)

A força-tarefa de fiscalização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia colocou fim em nove festas clandestinas na madrugada deste sábado (12). As equipes aplicaram mais de R$ 21,5 mil em multas por ausência do uso de máscara e apreendeu três veículos. Um dos eventos encerrados acontecia no setor Terra Prometida, local em que 250 pessoas estavam aglomeradas sem uso de máscara de proteção.

Outras quatro festas clandestinas com concentração de grande número de pessoas foram contidas no Setor Fabrício, Jardim Olímpico, Virgínia Park e no Residencial Caraíbas. De acordo com a prefeitura, havia pessoas sem máscara em todos os eventos. O valor da multa por falta do uso de máscara de proteção facial em no município é de R$ 111 por pessoa. Ao todo,194 multas foram aplicadas.

Perturbação

As equipes de fiscalização também apreenderam três carros e caixas de som mecânicas, nos bairros Jardim Fabrício, Caraíbas e Jardim Olímpico. Os veículos e aparelhos de som foram apreendidos por perturbação do sossego público e foram encaminhados para a Secretaria de Meio Ambiente do município.

“As pessoas pensam que a pandemia acabou, mas estamos nos aproximando de uma terceira onda. E se não tiverem consciência, vamos ter mais perdas de vidas”, declarou o coordenador da fiscalização, Davi Lorero.

A força-tarefa de fiscalização da prefeitura de Aparecida trabalha com ação conjunta de 70 servidores de várias secretarias do município para trabalharem durante as noites e madrugadas até o domingo (13). Ao todo, foram disponibilizadas 23 viaturas para a operação

Festas permitidas

A prefeitura afirma que festas e eventos podem ser realizados, mas devem que seguir regras de portaria emitida pela Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida (COE).

Entre as normas vigentes, o local deve possuir todos os alvarás e documentação para funcionamento de eventos. A capacidade de público é limitada a 30% e restrito ao limite de 100 pessoas. Disponibilidade de álcool em gel e medição de temperatura, uso de máscara e distanciamento de um metro e meio entre as mesas estão entre as regras que devem ser seguidas para realização de festas no município.

Realização de shows ao vivo também estão liberados, mas sem pista de dança. Bares e restaurantes também podem funcionar, mas precisam seguir uma série de regras e possuir toda documentação que permite o funcionamento, de acordo com o Código de Posturas do município.

Se algum morador flagrar irregularidades ou descumprimento das regras sanitárias, pode acionar as equipes de fiscalização pelos canais de denúncia: 3545-5992 ou 153; além dos números 3238-7216 ou 98459-1661 para perturbação do sossego público.