Aparecida divulga normas de funcionamento de bares e restaurantes

Portaria é assinada pelo secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Guimarães, e passou a vigorar desde ontem, data de sua publicação.

A prefeitura de Aparecida publicou, na tarde da última terça-feira, 25, uma portaria que estabelece normas para a retomada das atividades em estabelecimentos de alimentação e bebidas no município. Conforme a portaria 063/2020, os estabelecimentos que obtiveram autorização para reabrir, como bares e restaurantes, terão que seguir regras como horário máximo de funcionamento e proibição do consumo em pé no local.

A portaria de nº 063/2020 é assinada pelo secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Guimarães, e passou a vigorar desde ontem, data de sua publicação.

Segundo o documento, que altera artigos de portaria anteriormente publicada, de nº 048/2020, fica autorizado o funcionamento de restaurantes, bares e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, praças de alimentação dentro de shoppings centers, lanchonetes, casas de chá, de suco e similares, bem como atendimento ao público de acesso e uso do ambiente interno de padarias e congêneres. Porém, os estabelecimentos deverão cumprir normas específicas.

Os horários de funcionamento podem ter início normal, mas o fechamento deve ser até meia-noite. A venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos para clientes em uso do ambiente interno está liberada, mas o consumo pode ser feito somente por pessoas sentadas. Além disso, não será permitido o uso de brinquedotecas, utilização de narguilé e som ou música ao vivo.

Segundo a prefeitura, os estabelecimentos devem continuar a fazer o controle de acesso de pessoas, medição da temperatura corporal na entrada do local e exigir o uso máscara, que é obrigatório em todo o município. Também é recomendado manter os talheres embalados individualmente, e manter os pratos, copos e demais utensílios protegidos.

Os bares poderão funcionar após assinar o Termo de Compromisso disponibilizado pela prefeitura pela plataforma Retomada Responsável e fixar o documento em local visível.

Números da covid em Aparecida

Conforme os dados do Painel Covid-19 da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, atualizados na última terça-feira, 25, o município registrou 20.696 casos da doença causada pelo novo coronavírus.

Desses, 897 são de casos ativos; 19.484 de recuperados; 311 óbitos confirmados pela covid-19 e 4 por outra causa. No total, 81.993 testes foram realizados até agora.