Aparecida de Goiânia tem 48 horas sem registro de óbitos por covid-19

A média móvel de mortes já aponta queda no número nas últimas semanas, com média de um óbito diário

Adolescente recebe vacina em Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia tem 48 horas sem registro de óbitos por Covid-19 (Foto: Claudivino Antunes - SecomAparecida)

Aparecida de Goiânia registrou nenhum óbito por Covid-19 nas últimas 48 horas. O boletim da Secretaria Municipal de Saúde aponta que tanto nas 24 horas de terça-feira (12) quanto de quarta-feira (13) não houve nenhuma morte causada pela doença do coronavírus na cidade.

A média móvel de mortes já aponta queda no número nas últimas semanas, com média de um óbito diário. A curva deste indicador apresenta tendência de queda desde pelo menos maio.

No ápice da chamada segunda onda da pandemia em Aparecida de Goiânia, o pico foi de 10 mortes diárias, com variação de média móvel entre 7 e 9, durante todo o mês de março. Em abril, a tendência continuou alta, atingindo pico de 10 mortes em duas ocasiões: 12 de abril e 22 de abril.

Tendência de queda em mortes por Covid-19

A partir de maio, a tendência do indicador começa a apontar para baixo. Com média móvel diária entre 3 e 6. A partir de junho e julho a média móvel varia de 3 a 5, e não retorna aos patamares registrados durante o pico da segunda onda.

Nas últimas semanas, a média variou de 1 a 2 óbitos e se mantém.

Número de casos em Aparecida de Goiânia

O boletim da Secretaria Municipal mostra que há 599 casos ativos de Covid-19 na cidade. No total, são 90.685 casos confirmados e 1.694 mortes. Conforme já mostrou reportagem do Mais Goiás, os outros indicadores como casos ativos e ocupação de leitos tiveram queda substancial.

O avanço da vacinação é apontado por especialistas e por profissionais de saúde como um dos principais motivos para a queda nos indicadores da pandemia de Covid-19. Atualmente, o município vacina pessoas acima de 12 anos e faz repescagem de vacina em adultos que faltaram às outras etapas.