Aniversário

Aparecida de Goiânia comemora 96 anos nesta sexta-feira (11)

Com mais de meio milhão de habitantes, o município vem se destacando pelo desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Consolidada como polo industrial, a cidade abriga empresas de abrangência nacional


Juliana França
Do Mais Goiás | Em: 11/05/2018 às 07:21:06

Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, localizada no Centro Histórico do município. (Foto: Valdir Antunes)
Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, localizada no Centro Histórico do município. (Foto: Valdir Antunes)

Aparecida de Goiânia completa 96 anos nesta sexta-feira (11). Situada na Região Metropolitana de Goiânia, a 70 km de Anápolis e 210 km de Brasília, a cidade tem a rodovia BR-153 como principal meio de acesso.

Segundo a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), 70% do território da cidade está ocupado pelo setor imobiliário, com lotes e diversas áreas de moradias e setores industriais. Devido à localização privilegiada, a cidade tornou-se altamente atrativa para investidores e empresários de diversos setores, o que resultou em um significativo crescimento do mercado imobiliário na região.

De acordo com o presidente da Aciag, José Luiz Celestino, Aparecida possui atualmente quatro polos industriais em funcionamento e outros em desenvolvimento. “Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Aparecida de Goiânia foi o segundo município brasileiro que mais gerou empregos em 2017, demostrando a força do município mesmo em tempos de crise no país”, disse.

Nos últimos dez anos, o número de empresas com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativos em Aparecida de Goiânia subiu de 6 mil para cerca de 40 mil, segundos dados da Prefeitura do município. Só ano passado 1.111 empresas foram registradas por lá, fazendo com que Aparecida figurasse na segunda posição no ranking das cidades goianas com o maior número de empresas registradas em 2017 de acordo com informações da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).

História

Com cerca de 600 mil habitantes, a segunda maior cidade do Estado conseguiu garantir seu desenvolvimento e aprimorar a aptidão para a industrialização, conservando elementos importantes do seu passado, como a primeira capela erguida na cidade, a tradicional Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, localizada no Centro Histórico do município.

A comemoração do 11 de maio se deve inclusive à criação da capela na Praça Matriz. Foi ali que, em 11 de maio de 1922, a comunidade do então arraial que se formava ergueu uma cruz de aroeira, presente no local até os dias atuais, e celebrou sua primeira missa campal. A igrejinha foi edificada depois, mas esse foi o marco zero da história do povo aparecidense. As atividades comemorativas começaram neste sábado, 05 de maio, com a inauguração do Parque Alameda da Cidade, entre o Jardim Veneza e o Parque das Nações.

Desfile Cívico

Na data de aniversário da cidade, 11 de maio, será realizado tradicional desfile cívico-militar, a partir das 8 horas. À exemplo dos anos anteriores, o desfile será realizado na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, em frente ao Aparecida Shopping. Um bolo de 96 metros, personalizado com imagens da cidade, será distribuído à população presente.

Aparecida é Show

De 10 a 13 de maio será realizada a tradicional festa de shows e rodeio no Centro de Cultura e Lazer José Barroso. O Aparecida é Show conta com total apoio da Prefeitura e a novidade deste ano são os portões abertos para o público, gratuitamente, todos os dias. Além das competições de montarias, o local será palco de  atrações musicais, que este ano incluem artistas de renome nacional como Fernandinho, Diego e Arnaldo e João Neto e Frederico, Xandy Aviões e DJ Caik, Pedro Paulo e Alex e Jefferson Moraes.

Prefeitura em Ação

Outra atividade que marca as comemorações pelo aniversário de Aparecida é oitava edição do Prefeitura em Ação, com lançamento no dia 14 de maio, às 7h30, no Setor Madre Germana I. Na sexta-feira, 18 e no sábado, 19, será realizado o mutirão com centenas de atendimentos. “O projeto levará 130 tipos de serviços públicos, de forma gratuita, para a população da região. Além disso, toda a região será beneficiada com trabalhos de limpeza e infraestrutura”, salientou Veter Martins. Serão realizadas diversas prestações de serviços gratuitos, atividades recreativas, esportivas, orientações jurídicas e diversos atendimentos na aréa de saúde aos visitantes.

Ação Global

No dia 26 de maio, Aparecida de Goiânia receberá mais uma edição do Ação Global. O evento será realizado no Sesi de Aparecida, na Avenida Pirineus, Residencial Village Garavelo, das 8h às 16h. O evento é uma realização do Sistema SESI/TVGlobo em parceria com a Prefeitura de Aparecida e prestará diversos atendimentos gratuitos à população da cidade. “Promover a cidadania é um dever de todos, por isso a prefeitura é sempre parceira do Ação Global, que vem realizando diversos atendimentos essenciais à população ao longo desses 25 anos”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e odontológicas; aplicação de vacinas; avaliação nutricional; aferição de peso, medidas, circunferência abdominal e pressão arterial; orientações sobre prevenção de diferentes enfermidades como câncer, DST, doenças cardiovasculares, de dermatologia, oftalmologia e pediatria. A Pastoral da Criança fará avaliações e dará orientações nutricionais voltadas para crianças.

Jornada da Cidadania

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia será parceira oficial da Jornada da Cidadania, evento promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) pela Arquidiocese de Goiânia entre os dias 24 e 26 de maio deste ano, e que oferecerá milhares de atendimentos gratuitos à população, além de prestação de serviços, orientações, atividades educativas e agenda de ações culturais. O evento será realizado no Centro de Convenções da PUC, no Jardim Mariliza. “A prefeitura apoia esta iniciativa. O que a PUC-Goiás e a Arquidiocese fazem, juntas, merece o reconhecimento de todo gestor público”, avalia Gustavo.

 

Programação de Aniversário de Aparecida de Goiânia:

10/05/18 a 13/05/18 (Quinta a Sábado)

Evento: Aparecida é Show

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso – Avenida Gervásio Pinheiro, APM, Setor Village Garavelo

Horário: a partir das 19h – Entrada franca

 

11/05/18 (Sexta-feira)

Evento: Desfile Cívico em comemoração aos 96 anos de Aparecida.

Local: Parque da Família. Avenida Independência – Residencial Village Garavelo (em frente ao Aparecida Shopping).

Horário: a partir das 8 horas.

 

14/05/18 a 19/05/18 (Segunda à Sábado)

Evento: Oitava edição do Projeto Prefeitura em Ação

Local: Rua MG-16, Setor Madre Germana 1

Horário: às 7h30

 

 26/05/18 (Sábado)

Evento: Ação Global

Local: Sesi Aparecida, na Avenida Pirineus, Residencial Village Garavelo,

Horário: das 8h às 16h.

 

24/05/18 a 26/05/18 (Quinta à Sábado)

Evento: Jornada da Cidadania

Local: Centro de Conveções da PUC-GO – Jardim Mariliza – Goiânia

Horário: das 8h às 17h