Do Mais Goiás

Aparecida continua vacinação em pessoas com idade igual ou superior a 46 anos

Segundo a coordenadora de imunização do município, Renata Cordeiro, há uma estimativa de pelo menos 7 mil pessoas a serem vacinadas por cada faixa etária

Superintendente em Saúde diz que 168 mil pessoas não voltaram para 2ª dose em Goiás
Superintendente em Saúde diz que 168 mil pessoas não voltaram para 2ª dose em Goiás (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)

Aparecida continua a vacinar população com idade igual ou superior a 46 anos com imunizantes contra Covid-19 nesta segunda-feira (21). A vacinação desta faixa etária, dos grupos prioritários, de pessoas com comorbidades e portadores de deficiência permanente continua nos postos de vacinação drive-thru e nas seis Unidades Básicas de Saúde que funcionam como pontos de vacinação no município. Confira as regras de vacinação ao final da matéria

De acordo com a coordenadora de imunização do município, Renata Cordeiro, há uma estimativa de pelo menos 7 mil pessoas a serem vacinadas por cada faixa etária. O município te aplicado uma média de 4,5 mil doses, entre primeira e segunda, nos pontos de vacinação. Não há expectativa de quando a faixa etária de pessoas com idade acima de 46 anos será finalizada.

Segundo definição do pelo Ministério da Saúde e pactuado em Goiás pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), 30% das doses recebidas pelos municípios são destinadas para a vacinação dos grupos prioritários e os outros 70% para a vacinação da população em geral, em ordem decrescente de idade

Onde se vacinar?

Para ser vacinado, pessoas que compõem a faixa etária convocada e os grupos prioritários ou sem doenças preexistentes podem buscar um dos postos de vacinação da modalidade drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Para receber o imunizante nestes pontos, não é necessário agendamento. O horário de funcionamento dos postos de vacinação é das 8h às 17h.

Quem preferir ser vacinado nas Unidades de Saúde (UBS’s) poderá ir também como pedestres. As seis unidades de saúde que estão oferecendo a vacinação estão localizadas nos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização.

Para se vacinar nas UBSs é necessário agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso ao app pode ser feito pelo site da Prefeitura. As vagas são liberadas diariamente, ao fim do dia.

Segunda dose

Já para receber a segunda dose da vacinação contra Covid-19 continua ocorrer no ponto drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h ou aos sábados das 8h às 17h. Para receber o reforço da imunização é necessário estar no período correto para receber a segunda dose, indicada no cartão de vacinação.

Para receber a segunda dose da vacina, é necessário estar portando documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Para a segunda dose do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no posto drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Normas para vacinação em Aparecida

 

  • Caminhoneiros

Devem comprovar moradia no município de Aparecida de Goiânia;

Documentos: CNH das categorias D ou E (constando que exerce profissão remunerada);

Comprovante de endereço nominal (precisa estar no nome do trabalhador).

 

  • Trabalhadores da educação

Devem trabalhar no município de Aparecida de Goiânia;

Trabalhadores de ensino básico e superior (rede pública e privada);

Documentos: pessoal com foto; CPF ou Cartão SUS; comprovante de atuação profissional no município, contracheque ou declaração constando local e período de atuação.

 

  • Trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviários

Funcionários das companhias aéreas nacionais e dos aeroportos e dos serviços auxiliares ao transporte aéreo (aeroportuários);

Funcionários das empresas metroferroviárias de passageiros e cargas, e navegação;

Documentos: pessoal com foto; CPF ou Cartão SUS; comprovante de endereço e comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contra cheque; e credenciamento aeroportuário válido conforme o decreto 7.168/2010 e RBAC 107 da ANAC.

 

  • Profissionais de saúde

Devem atuar ou morar no município de Aparecida de Goiânia;

Documentos: pessoal com foto; CPF ou cartão SUS e comprovante de atuação profissional;

Locais de vacinação: exclusivamente por agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

 

  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso

Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia

Documentos: CNH

Locais de vacinação: exclusivamente in loco, em postos organizados pela SMS. As informações de dia, horário e local da imunização serão repassadas aos responsáveis pelas empresas de transporte após cadastro realizado junto à Secretaria.

 

  • Trabalhadores industriais

Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia

Trabalhadores com atuação em indústrias e construção civil

Documentos: pessoal com foto e CPF ou Cartão SUS.

Locais de vacinação: exclusivamente in loco, em postos organizados pela SMS. As informações de dia, horário e local da imunização serão repassadas aos responsáveis pelas empresas após cadastro realizado junto à Secretaria.

 

  • Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Devem atuar no município de Aparecida de Goiânia

Documentos: pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS; comprovante de endereço, comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contra-cheque; ou exercício na função.

Locais de vacinação: exclusivamente in loco, no local de trabalho, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Pessoas com comorbidades

  • Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades que tenham 18 anos ou mais;
  • Pessoas com síndrome de Down que tenham 18 anos ou mais;
  • Pessoas com doença renal crônica que esteja fazendo diálise e que tenham 18 anos ou mais;
  • Pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Pessoas com doenças neurológicas;
  • Pessoas com comorbidades;

Documentos: pessoal com foto; CPF ou Cartão SUS; comprovante de endereço; laudo médico ou comprovante legal da doença ou condição permanente.

Laudos médicos aceitos

Devem ter validade máxima de até 1 ano;

Pessoas com síndrome de Down não precisam apresentar laudo médico. Traços e características visíveis comprovam;

Gestantes e puérperas com comorbidades também precisam apresentar prescrição médica.