Do Mais Goiás

Aparecida continua em último lugar na vacinação entre as 4 maiores cidades de Goiás

Cidade tem 18% da população vacinada com a primeira dose. Capital e Anápolis têm 28% e são seguidas por Rio Verde, que tem 24%

Cidade no ES começa a vacinar voluntários com meia dose da AstraZeneca para estudo
Cidade no ES começa a vacinar voluntários com meia dose da AstraZeneca para estudo (Foto: Claudivino Antunes - prefeitura / Divulgação)

Com 18% da população vacinada com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, Aparecida continua em último lugar no ranking de vacinação das quatro maiores cidades de Goiás em termos de número de habitantes. A Goiânia e Anápolis têm 28% dos habitantes protegidos com a primeira aplicação. Já o município de Rio Verde, quarta cidade mais populosa do estado, está com 24% da população vacinada.

Os dados para ranquear as campanhas de vacinação foram levantados pelo Mais Goiás por meio do cruzamento de dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quais foram cruzados com os últimos dados oficiais de vacinação divulgados pelas prefeituras dos mencionados municípios.

Em aparecida, a campanha continua focada na vacinação da população com idade de 53 anos e dos grupos prioritários. Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, 70% das doses distribuídas devem ser destinadas à população geral com faixa etária decrescente a partir de 59 anos e 30% destinada aos grupos prioritários.

Balanço de Aparecida

Ao todo, foram aplicadas 152.786 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 110.690 referentes à primeira dosagem e 42.096 referentes à segunda. De acordo com o último balanço divulgado pela coordenação, Aparecida possui 28.250 doses para primeira aplicação em estoque e 5.600 para segunda.

Aparecida recebeu o total de 200.040, entre primeira e segunda dose dos imunizantes e tem registro de aplicação de 152.786 doses. A coordenação de imunização do município já admitiu ao Mais Goiás, um atraso no registro dos dados de vacinação entre doses recebidas e aplicadas. A prefeitura afirma que mutirões de digitação têm sido feitos para atenuar o atraso.

Anápolis vacinou 110.778 pessoas com a primeira dose e reforçou a aplicação com a segunda em 44.300 pessoas, totalizando aplicação de 155.078 doses de vacina contra Covid-19. Rio Verde aplicou o total de 81.095, sendo 59.306 da primeira dose e 21.789 da segunda.

Em Goiânia a campanha de vacinação alcançou 28% da população vacinada com a primeira dose e 14% da população totalmente imunizada com duas doses de vacina. No total, foram aplicadas 644.795 doses, sendo que 432.005 receberam uma dose e 212.790 duas doses do imunizante.

Respostas

Em nota, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia alega que novas vagas de agendamento para a vacinação nas UBSs são liberadas diariamente, de segunda a sexta-feira. Além disso, a pasta afirma que o serviço também está disponível nos postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento.

Para a aplicação da segunda dose também não é necessário agendamento, basta ir até o ponto de vacinação na hora e data agendada ou no posto de drive-thru localizado no Aparecida Shopping portando documento de identidade, CPF e Cartão de Vacinação.