Da Redação
Do Mais Goiás

Aparecida começa a aplicar segunda dose da Coronavac em idosos acima de 85 anos

A segunda etapa de vacinação contra a Covid-19 será destinada aos idosos que já receberam a primeira dose da vacina

Foto: Claudivino Antunes

A aplicação da segunda dose da Coronavac em idosos com mais de 85 anos residentes no município de Aparecida de Goiânia deve iniciar na próxima quarta-feira (3). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a segunda etapa de vacinação contra a Covid-19 será destinada aos idosos que já receberam a primeira dose da vacina.

O processo de imunização vai ser realizado em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), somente com agendamento prévio por meio do aplicativo “Saúde Aparecida”. Para ter acesso a ferramenta digital, todos os que vão ser imunizados precisam estar com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado. Quem estiver com o cartão desatualizado pode fazer a atualização em qualquer UBS do município.

De acordo com o secretário de saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, as pessoas que já se imunizaram nas primeira etapa de vacinação devem ficar atentas aos prazos previstos na carteira de vacinação para não perder a segunda dose.

Além disso, o secretário afirma que a SMS já recebeu 31,5 mil doses de imunizantes dos laboratórios Butantan e Fiocruz. Dessas doses, 20,5 mil são para a primeira aplicação e 11 mil para a segunda aplicação. Isso ocorre porque a imunização garantida por esses laboratórios é feita em duas etapas.

Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Renata Cordeiro, todos os que já foram vacinados contra a Covid-19 têm a indicação do período para recebimento da segunda dose marcada na carteira de vacinação.

Atualização do cartão SUS

A emissão e a atualização do cartão SUS pode ser feita em qualquer uma das 40 UBSs de Aparecida de Goiânia. O horário de funcionamento das unidades de saúde é das 8 h às 17 h de segunda a sexta-feira. Para emitir ou atualizar o cartão SUS é necessário a apresentação de documentos pessoais e um comprovante de endereço de Aparecida.

A regularização do cadastramento no SUS é necessária para dar acesso ao aplicativo. As equipes das unidades utilizam o sistema CadSUS para realizar o cadastramento e atualização de dados dos usuários do cartão.