Do Mais Goiás

Aparecida chama pessoas com comorbidades acima de 18 anos para vacinar

Município iniciou vacinação de pessoas de 40 anos com comorbidades ou com deficiências permanente

Em Aparecida, aplicativo agenda vacinação contra a Covid
Em Aparecida, aplicativo agenda vacinação contra a Covid (Foto: Claudivino Antunes / Prefeitura de Aparecida)

Com baixa adesão do grupo de comorbidades, a Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia  amplia o grupo a ser imunizado para pessoas com comorbidades acima dos 18 anos a partir desta sexta-feira (14). Nesta quinta-feira (13) o município já havia iniciado vacinação de pessoas de 40 anos com comorbidades ou com deficiências permanente inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A pasta aponta que há baixa procura nesta etapa que prioriza vacinação de grupos de pessoas com comorbidades, por isso pode ampliar a faixa para acima dos 18 anos. Gestantes e puérperas com comorbidades também serão vacinadas com uma especificidade: apenas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta está disponível clicando aqui.

Segundo avalia a coordenadora de imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, essa baixa adesão pode ser explicada pela necessidade do laudo para comprovação de comorbidades. “Acreditamos que nesse primeiro momento, as pessoas estão se preparando e buscando os médicos. Muitos acreditavam que bastava apresentar receita de remédios prescritos, mas é preciso do documento”, explica a coordenadora de imunização.

Para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina, é indispensável a apresentação de laudo médico. A pasta criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades.

Números

Conforme já mostrou reportagem do Mais Goiás, a lista de pacientes com comorbidades em Aparecida de Goiânia supera 15 mil pessoas. Ao todo a listagem elaborada pela pasta contempla 15.319 pessoas consideradas com comorbidades. No entanto, a Secretaria ainda não enviou à reportagem dados relativos a pessoas com Síndrome de Down e gestantes e puerpéreas que possuem alguma comorbidade. Além de pacientes que fazem hemodiálise. Essas três categorias foram incluídas por orientação do Ministério da Saúde no final de abril.

O próprio governo estadual considera que essa etapa do Plano Nacional de Imunização (PNI) é a maiora até agora, com 616 mil pacientes em Goiás.

Ao todo, Aparecida já aplicou 107 mil doses, das quais aproximadamente 68 mil referentes à primeira dose e 38 mil da segunda.

Na atual fase da Campanha, serão vacinadas:

Pessoas com comorbidades acima de 18 anos;
Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 40 anos de idade;
Gestantes e puérperas com comorbidades.

Locais de Vacinação

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h);
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).

Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:
– UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim
-Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro)