Do Mais Goiás

Aparecida amplia vacinação para pessoas com 55 anos a partir de segunda (7)

Para avançar a imunização, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um força-tarefa no sábado (5)

Vacinação em Aparecida de Goiânia (Foto: Enio Medeiros / Prefeitura de Aparecida)

O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) anunciou, na tarde desta sexta-feira (4), que Aparecida inicia a vacinação de pessoas a partir de 55 anos sem comorbidades na próxima segunda-feira (7). Para avançar a imunização, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um força-tarefa no sábado (5) para todos os grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O anúncio de Mendanha ocorre no mesmo dia em que Goiânia também anúnciou que iria iniciar a vacinação para pessoas com 57 anos. Aparecida deu início à vacinação desta faixa etária nesta sexta. Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida aponta que a população de 50 a 59 é de 57 mil, o que dá uma média de 6,4 mil pessoas por idade.

Além disso, na madrugada deste sábado, Goiás deve receber novo lote de vacinas fabricadas pela Pfizer/BioNTech, com 21.060 doses. Os imunizantes serão distribuídos para aplicação de primeira dose em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade, o que deve reforçar o processo de vacinação.

Dia D

No sábado, Aparecida deve realizar um Dia D da vacinação contra a Covid-19 destinado a todos os grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Dessa forma, trabalhadores da educação, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, população em geral com 57 anos ou mais, dentre outros, poderão procurar, sem necessidade de agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, das 8 às 17 horas.

A vacinação também ocorrerá nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. As vagas na plataforma serão liberadas nesta sexta-feira.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente no sábado, no drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.