Do Mais Goiás

Aparecida amplia testagem de covid-19 a partir desta quarta (22)

Testes serão realizados por laboratório privado contratado pela Prefeitura. Cidade realizava apenas 15 exames semanais e agora deve testar 30 pacientes por dia

A partir desta quarta-feira (22), o município de Aparecida de Goiânia irá ampliar a testagem para diagnóstico da covid-19. (Foto: Wigor Vieira/Secom Aparecida)
A partir desta quarta-feira (22), o município de Aparecida de Goiânia irá ampliar a testagem para diagnóstico da covid-19. (Foto: Wigor Vieira/Secom Aparecida)

A partir desta quarta-feira (22), o município de Aparecida de Goiânia irá ampliar a testagem para diagnóstico da covid-19. Exames serão feitos por um laboratório privado contratado pela Prefeitura da cidade e devem ser realizados em idosos, profissionais ligados à área da saúde e segurança pública, além de pessoas com comorbidades agravantes para a doença e outras com contato intradomiciliar de casos confirmados. Município possui, até o momento, 16 registros de coronavírus e um óbito.

Os exames, segundo a Secretaria de Saúde da cidade, serão realizados mediante prescrição médica e em pessoas com sintomas gripais acrescidos de desconforto respiratório que se enquadrem no grupo prioritário. O laboratório possui capacidade de realizar cerca de 2 mil testes diários, mas a estimativa da pasta é de que sejam feitos 30 testes rápidos por dia. O município realizava apenas 15 exames por semana antes da contratação do serviço privado.

Ainda conforme informações repassadas pela Secretaria, os exames serão do tipo RT-PCR, que faz a identificação do vírus por meio de secreção respiratória e é o mais recomendado para diagnóstico da infecção aguda sintomática. O teste será realizado em pessoas que estejam com sintomas da covid-19 há, no máximo, 12 dias. Os resultados ficam prontos em até 24 horas.

Para realizar o teste, o paciente precisa ter passado por consulta médica em qualquer unidade da rede municipal e recebido o pedido. “Os médicos do município vão analisar os sintomas dos pacientes e, caso entendam como necessário, vão notificar os casos e encaminhar para a realização do exame. A coleta do material para o teste será feita nos laboratórios das UPAs Brasicon, Buriti e Flamboyant. Os pacientes receberão os resultados por telefonema da nossa equipe médica e, se necessário, cópia virtual de atestado médico”, explicou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Segundo o gestor, o fluxo de atendimento continua o mesmo e pacientes com sintomas gripais leves devem continuar agendando consultas pelo 0800-646-1590: “Garantimos atendimento em até 48h. Só devem procurar as unidades de urgência aqueles pacientes que, além dos sintomas gripais comuns, também estejam com dificuldade respiratória. Os testes para diagnóstico do Covid-19 só serão realizados por meio de prescrição médica, em pacientes que se enquadrem aos nossos protocolos”.

De acordo com Alessandro Magalhães, a Secretaria de Saúde está concluindo os estudos sobre a efetividade dos testes rápidos. “Assim que finalizarmos nossa análise sobre custo e efetividade iremos adquirir também testes rápidos. Nossa intenção é testar em massa, principalmente os grupos prioritários. Dessa forma, teremos mais segurança para a retomada das atividades em nosso município”, avaliou.

Casos confirmados

Até a última atualização nesta terça-feira (21), a cidade de Aparecida possuía 16 casos confirmados de coronavírus. Destes, quatro estão recuperados. Outros quatro casos ainda estão sob investigação e 132 já foram descartados. O município registrou um óbito.

Os casos confirmados foram registrados nos setores Cidade Vera Cruz (3), Cruzeiro do Sul (1), Independência Mansões (1), Jardim dos Girassóis (1), Jardim Luz (2), Jardim Riviera (2), Maria Inês (1), Parque Flamboyant (1), Setor dos Afonsos (1), Veiga Jardim (2) e Vila Brasília (1).