Saúde

Ameba mortal que devora cérebros contamina água nos EUA

Animal unicelular foi encontrado no sistema de água que atende mais de 12 mil pessoas de três municípios norte-americanos




//
//

Uma ameba destruidora de cérebros foi encontrada nesta quinta-feira, no sistema de água de Louisiana, nos Estados Unidos.

As infecções com a ameba – conhecida como Naegleria fowleri, pelos cientistas – são raras, mas quase sempre mortais. Entre os anos de 1962 e 2014, apenas 132 pessoas foram infectadas. Destes, só três sobreviveram.

Segundo informações do canal NBC News, embora nenhuma infecção tenha sido registrada nos últimos dias, o animal unicelular foi encontrado no sistema que atende as mais de 12 mil pessoas que moram nos municípios de Reserve, St. John e Garyville.

As autoridades de Louisiana dizem que a água está sendo tratada com cloro e é segura para beber. No entanto, a passagem da água pela cavidade nasal ainda representa um perigo. “O mais importante é evitar que a água entre pelo seu nariz durante o banho ou ao nadar em uma piscina”, disse o oficial de saúde, Jimmy Guidry.

Especialistas alertam que a ameba – que se alimenta do tecido cerebral – se reproduz em água morna. Portanto, uma piscina gelada ou um banho frio podem ajudar a evitar a infecção.

(Com o Terra)