FolhaPress

Amapá sofre novo apagão e fica duas horas sem energia

O ONS, por sua vez, afirmou que "avaliará as causa da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um relatório"

O ONS, por sua vez, afirmou que
O ONS, por sua vez, afirmou que "avaliará as causa da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um relatório" (Foto: reprodução/redes sociais)

O Amapá passou por mais um apagão na última quarta-feira (16). A interrupção no fornecimento de energia teve início às 16h05. Às 16h21 foi iniciado o restabelecimento gradativo da energia e às 17h59 a situação estava normalizada.

Segundo a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), a falha aconteceu em uma das linhas de transmissão, que é de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), e por isso não explicou o que causou o problema.

O ONS, por sua vez, afirmou que “avaliará as causa da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um relatório”.

O ONS também informou que aconteceu um desligamento automático de todos os equipamentos da área Amapá, a partir da área LT 230 kV Laranjal/ Macapá C.1 C.2. De acordo com o operador, a interrupção estimada de foi de 250 MW de carga.

Este é o quinto apagão no estado desde novembro de 2020, quando os cidadãos chegaram a ficar mais de 20 dias com problemas no fornecimento de energia.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destacou que a falha de hoje acontece no mesmo dia em que se discute a medida provisória de privatização da Eletrobras. “Sucateamento, impunidade e o povo PAGA pela venda das nossas riquezas!”, escreveu no Twitter.