Do Mais Goiás

Alvorada Festiva marca início da Romaria 2017

A festa deste ano homenageia Maria, a Santa Mãe de Deus com o tema "Maria: serva humilde e fiel ao Pai Eterno"

O segundo maior evento religioso do Brasil, a Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade, começa nesta sexta-feira (23). Como já é tradição, a programação do primeiro dia de orações e peregrinação começa com a Alvorada Festiva, às 5h, na Igreja Matriz. Logo depois, às 5h30, os devotos seguem a Procissão de Penitência em direção ao Santuário Basílica. Durante todo o dia haverá missas, novenas, oração do terço e atendimento de confissão para todos os romeiros do Pai Eterno.

O destaque do primeiro dia vai para a programação do Cineteatro Afipe, que este ano terá atrações especiais para tornar a Romaria uma experiência de fé mais profunda e completa. Nesta sexta-feira à noite, às 21h45, haverá o Programa Romaria Sertaneja, apresentado pelo locutor Fábio Falcão e também pelo reitor do Santuário Basílica, Pe. Edinisio Pereira. Entre os convidados estão as Irmãs Freitas e a dupla Máida e Marcelo.

O Cineteatro Afipe completa nesta Romaria um ano de atividades e, ao longo dos dez dias de festividades, terá uma programação especial e variada para os romeiros e trindadenses. A entrada para os eventos é gratuita.

Vila São Cottolengo

Ainda no dia 23, haverá a 3ª Romaria da Vila São Cottolengo, a caminhada vai reunir colaboradores da instituição e voluntários que vão peregrinar rumo a Trindade para agradecer ao Divino Pai Eterno por mais um ano de dedicação ao próximo. O grupo se reunirá no Trevo de Goiânia, com previsão de saída, às 17h.

O objetivo desta caminhada é reunir o maior número possível de colaboradores da instituição, amigos, parceiros, doadores e devotos do Divino Pai Eterno que apoiam a causa da Vila. A gerente da Equipe Multiprofissional e responsável pela organização da caminhada, Miriam Khun, destaca que será uma excelente oportunidade para agradecer as bênçãos recebidas, renovar a fé em Cristo e ajudar os pacientes da Vila. “Caminhando rumo à Trindade, cada um pode pensar um pouco mais em suas ações e como contribuir para um mundo melhor”, afirma.

Polícia Civil

Pela terceira vez, a Polícia Civil também sairá em Romaria neste primeiro dia de Romaria de Trindade. Os servidores farão a caminhada com o objetivo de render graças e pedir a proteção no trabalho. Os romeiros sairão de Goiânia às 19h30.

Segundo Fabrizio Carvalho, agente da Polícia Civil de Goiás e um dos organizadores da 3ª Romaria da Polícia Civil, cerca de 250 pessoas, entre servidores e familiares, participarão da caminhada. A expectativa é que, neste ano, o número de participantes supere o do ano passado. “Além de permitir um momento de reflexão e agradecimento ao Pai Eterno, a Romaria promove uma interação entre os policiais civis. É extremamente gratificante para todos nós”, pontua.

Tema

A Romaria 2017 homenageia Maria, a Santa Mãe de Deus com o tema “Maria: serva humilde e fiel ao Pai Eterno”. A escolha foi inspirada pela celebração do Ano Nacional Mariano proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba, em São Paulo. Além disso, o tema está em comunhão com a Igreja em todo o mundo, que celebrou, em maio de 2017, o centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em Fátima, Portugal.

Nossa Senhora é uma presença forte na fé dos filhos e filhas do Pai Eterno. Eles realmente a adotam como Mãe, como o Perpétuo Socorro para os momentos mais difíceis. O ‘sim’ de Maria ao Pai Eterno, fez com que ela se tornasse um exemplo de fé e obediência. Ela, que é Mãe da Igreja, sempre mostra aos seus filhos que tudo vem do Pai e que só há salvação por meio de Seu Filho Jesus.

História da Devoção

A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade (GO) já alcançou os corações de milhares de brasileiros e até de devotos de outros países. Ela começou por volta do ano de 1840, quando o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles ficaram muito emocionados, beijaram a Imagem, levaram-na para casa e iniciaram a oração do terço, primeiramente, em família e, depois, com vizinhos e amigos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres, e logo Trindade se tornou a casa do Divino Pai Eterno e um importante local de peregrinação.