Da Redação
Do Mais Goiás

Alunos goianos da rede estadual de ensino conquistam 80 medalhas em Olimpíada de Astronomia

Esta é a terceira edição da competição, que reuniu cerca de 200 instituições de ensino públicas e particulares

Alunos goianos da rede estadual de ensino conquistam 80 medalhas em Olimpíada de Astronomia
Alunos goianos da rede estadual de ensino conquistam 80 medalhas em Olimpíada de Astronomia

Alunos do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas estaduais de Goiás somaram 80 medalhas na Olimpíada Goiana de Astronomia (OGA). 17 foram de ouro, 29 de prata e 34 de bronze. Esta é a terceira edição da competição, que reuniu cerca de 200 instituições de ensino públicas e particulares.

Segundo informações da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), no nível 1 destinado a alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) foram 39 medalhas (9 de ouro, 13 de prata e 17 de bronze). No Nível 2 (Ensino Médio) foram 41. Sendo 8 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze. O Nível 1 contou com 93 escolas participantes e o Nível 2 com 103.

O Colégio Estadual Alceu de Araújo Roriz, de Luziânia, recebeu o título de vice-campeão na olimpíada de 2019 na categoria de Ensino Fundamental II. Isso porque a instituição de ensino obteve 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze.

Quanto ao nível 2, referente ao ensino médio, 39 estudantes da rede estadual foram classificados. Nesse contexto, foram conquistadas 8 medalhas de ouro, 15 de prata e 16 de bronze.

A Olimpíada

A OGA é promovida pela Sociedade Goiana de Divulgação Científica (SGDC) em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Santa Helena de Goiás. Esse é um projeto de extensão universitária.

O intuito é desenvolver e fomentar o raciocínio lógico matemático entre os estudantes de redes públicas e particulares. As provas são aplicadas individualmente e não é permitida a consulta aos livros nem à internet.