Francisco Costa
Do Mais Goiás

Alunos de Goiás lamentam decisão de manter 2ª fase do Enem neste domingo

"Seria mais seguro para os alunos", afirma uma aluna

Alunos lamentam decisão de manter segunda fase do Enem neste domingo
Alunos lamentam decisão de manter segunda fase do Enem neste domingo

Estudantes de Goiás que pleiteam uma vaga em instituições de ensino superior lamentam a decisão da Justiça Federal de São Paulo, divulgada na quarta-feira, de manter a realização da segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (24), embora tenha havido pedido de suspensão da prova pela Defensoria Pública da União.

“Eu acho que eles deveriam ter adiado. Não só seria mais seguro para os estudantes, como eles também teriam uma oportunidade melhor de repor as matérias perdidas do ano passado, que foi uma bagunça em muitas escolas”, declarou a estudante Júlia Marques Santa, 18.

Júlia, que fez a primeira fase e pretende cursar Relações Internacionais, diz que a prova foi cansativa e complicada. “O ano passado foi bem difícil de acompanhar as aulas online, e a motivação também caiu”.

Abstenção

O exame não foi um sucesso. Com 51,5% de abstenções, desperdício de R$ 332,5 mi aos cofres públicos, segundo reportagem do Metrópoles. Júlia revela que, na sala dela, faltaram cerca de dez alunos. “Somente 12 pessoas fizeram”.

A vendedora Lídia Mara, 19, também disse que percebeu grande número de abstenções em sua sala. Contudo, ela não soube precisar o número.

Ela, que quer fisioterapia, considerou injusta a realização do Enem em meio a pandemia, o que pode justificar as ausências. “Fiquei decepcionada com essa decisão.”

Lídia Mara | Foto: Arquivo Pessoal

Sem arrependimento

O autônomo Evaldo Macedo de Almeida, de 47 anos, concorda com as demais estudantes, mas não se arrepende de ter feito a prova. “Vou fazer a segunda fase, pois é muito importante para mim”, revela ele ao dizer que pretende se graduar na área de mecânica ou elétrica.

Ainda assim, ela acredita que a prova poderia ter sido adiada até começar a imunização parcial do País – a vacinação teve início nesta semana. “Com o não adiamento, me sinto exposto, mesmo tomando todos os cuidados de prevenção nas salas de aula. Sabemos que isto não é suficiente”, declara.

Ele também observou que, durante a chamada, cerca de 40% ou 50% não compareceram. “A sala estava espaçosa. Se todos tivessem comparecido, comprometeria a segurança em relação à Covid-19.”

Neste domingo, os participantes do Enem 2020 responderão uma prova com 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza. Os portões abrem às 11h.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500