Alunos da rede estadual devem confirmar matrícula nesta semana

Processo deve ser feito exclusivamente pela internet. Quem tiver dificuldade pode procurar posto de atendimento


Altemar Santos
Do Mais Goiás | Em: 15/01/2018 às 10:53:25

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Alunos da rede estadual de educação precisam realizar confirmação de suas matrículas entre esta segunda-feira (15) e a próxima sexta-feira (19). Para realizar o procedimento, o estudante que já solicitou vaga deve acessar o endereço www.matricula.go.gov.br, onde será informado em qual das três opções, escolhidas anteriormente, a vaga foi disponibilizada. A busca pelo cadastro pode ser feita por número de solicitação ou por dados pessoais. As aulas terão início na próxima segunda-feira (22).

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), todo o processo de solicitação de matrículas foi informatizado e o serviço deve ser feito exclusivamente pela internet. Segundo a gerente de Avaliação da Rede Escolar Márcia Carvalho, uma das responsáveis pelo processo de matrículas, o sistema inclui escolas regulares e de período integral, tanto do Ensino Fundamental como Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com os dados da escola em mãos, o estudante, acompanhado de um responsável, deve comparecer à instituição de ensino com documentos pessoais para efetivar a matrícula. “Para realizar matrículas em escolas militares e conveniadas, interessados devem ir diretamente à instituição de ensino”.

Quem tiver dificuldades para realizar o procedimento ou não tiver acesso à internet pode procurar auxílio em um posto de atendimento, ou seja, em qualquer escola da rede estadual. “Não precisa ser a escola onde quer solicitar vaga. Pode ser em qualquer uma, entre as 8h e as 18h, respeitando o horário de almoço dos servidores, que é entre as 12h e as 14h”.

Perdeu o prazo?

Estudantes novatos que perderam prazo para solicitar vagas na rede pública estadual na internet podem procurar a escola de interesse diretamente também a partir da próxima segunda-feira (22). Segundo Márcia, nesse caso, não há prazo limite para busca de vagas. “Pela lei, o aluno pode procurar vagas para se matricular a qualquer momento, embora esteja sujeito a disponibilidade de vagas nas unidades, perda de conteúdo e faltas. Mesmo assim, o melhor é não perder tempo, procure a escola o mais rápido possível”.

Caso a unidade educacional possua vaga, o aluno deve apresentar Registro de Nascimento, comprovante de endereço com validade de até três meses, CPF do aluno ou do responsável, bem como informar a série e turnos pretendidos. A apresentação de histórico escolar e/ou declaração de última série cursada pode ser feita após a matrícula. O período de solicitação de vagas para alunos novatos, de acordo com a secretaria, teve início no dia 27 de novembro e foi concluído no dia 29 de dezembro do ano passado.