Larissa Feitosa
Do Mais Goiás

Alta de acidentes em BRs estimula campanha de prevenção durante a Semana Santa

Mesmo esperando menos veículos por conta das medidas de isolamento, PRF cobra atenção

Com acidentes graves aumentando, PRF foca em prevenção durante a Semana Santa
Veículos (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quinta-feira (1°) a Operação Semana Santa, que vai até o final da noite do próximo domingo (4). O objetivo é a prevenção, já que segundo a corporação, a quantidade de acidentes graves em Goiás vêm aumentando em comparação aos últimos dois anos.

Um levantamento feito pela PRF, sobre as ocorrências de acidentes nas BRs que cortam o estado goiano, apontou que o número de mortes neste primeiro trimestre de 2021 se iguala ao de 2017, contabilizando 50 óbitos nas rodovia de janeiro a março.

Com acidentes graves aumentando, PRF foca em prevenção durante a Semana Santa (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

No entanto, apesar do número de óbitos iguais, a quantidade de acidentes deste ano é menor que em 2017. Naquele ano, foram registrados 833 acidentes, contra 489 de 2021. Por isso, a corporação se diz preocupada com a gravidade dos acidentes.

Ainda segundo o levantamento, as causas predominantes dos acidentes são a falta de atenção por parte de motoristas e pedestres, a ingestão de bebidas alcoólicas e defeitos mecânicos em veículos. Por isso, a PRF reforça “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

De acordo com a PRF, muitas cidades adotaram medidas de isolamento social, reduzindo o fluxo de veículos. Mesmo assim, durante a operação os agentes estarão posicionados em locais estratégicos, a fim de evitar que mais leitos sejam ocupados num momento, que segundo a corporação, é de emergência da saúde pública.