Educação

UFG: Falta de investimento será maior desafio, afirma Edward Madureira

O professor foi eleito reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) pela terceira vez. Sandramara Matias é a vice; eles tiveram 5.762 votos


Karla Araujo
Do Mais Goiás | Em: 29/06/2017 às 18:50:20

Edward Madureira (Foto: Adufg)
Edward Madureira (Foto: Adufg)

Eleito reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) pela terceira vez, Edward Madureira afirma que o principal desafio da nova gestão será administrar a instituição durante um governo que não demonstra a mesma disposição de investir nas universidades como o anterior. “Naquela época tínhamos políticas públicas que permitiam o crescimento. Agora, temos um cenário adverso, mas criaremos uma frente de luta pela permanência das conquistas que a universidade teve até aqui”, afirmou Edward em entrevista ao Mais Goiás.

Para o professor, outro desafio é o tamanho da universidade. “Tínhamos pouco mais de mil professores em 2006 e quase 13 mil estudantes, além de poucas unidades no interior. Hoje somos a oitava maior universidade do País”, lembra o professor.

Entre os projetos, o professor cita a aproximação da instituição da sociedade. “A UFG já faz muito, mas podemos melhorar. Temos projetos e pesquisas que podem ser usadas para o crescimento de Goiás. Vamos estreitar o relacionamento com as instituições que representam diferentes grupos da sociedade e com o governo”, explicou Edward.

Além disso, Edward destaca a reestruturação administrativa com uma das mudanças a serem promovidas na próxima gestão. Duas pró-reitorias que já existem serão dissolvidas em quatro novos departamentos, que serão responsáveis por assuntos estudantis, gestão de pessoas, planejamento e gestão de tecnologia.

Edward é doutor em Agronomia pela UFG e professor do quadro da Escola de Agronomia (EA). Ele foi eleito reitor da instituição pela primeira vez em 2006 e foi reeleito para o mandato que começou em 2010. Em 2014, o atual reitor da instituição Orlando do Amaral tomou posse.

Os professores Luiz Mello (2.647 votos), Reginaldo Nassar (888 votos) e Romualdo Pessoa (364 votos) também disputaram a eleição pelo mandato 2018-2022. Edward e a vice, Sandramara Matias, tiveram 5.762 votos.