Do Mais Goiás

Adesão à vacinação por idade contra covid-19 em Aparecida é grande, diz prefeitura

Nesta terça-feira (8), o município iniciou a aplicação em pessoas a partir de 53 anos

Vacinação contra Covid-19 em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes - Prefeitura de Aparecida / Divulgação)

Na segunda semana desde que voltou a vacinação por idade decrescente em Aparecida de Goiânia, a adesão da população à imunização contra Covid-19 é considerada boa pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta terça-feira (8), o município iniciou a aplicação em pessoas a partir de 53 anos. Entretanto, a pasta ainda aguarda para avaliar se há possibilidade de mais avanços na idade.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, diz que a partir de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde a tendência é ampliar cada vez mais a vacinação por idade, com reserva dos 30% dos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Neste primeiro dia de vacinação para pessoas acima de 53 anos, a procura foi grande com formação de filas principalmente nos drives-thrus montados pela Prefeitura de Aparecida. A avaliação da pasta é que a procura mostra a adesão da população à vacinação contra a Covid-19. Ao contrário de alguns municípios em que há registro de pouca procura.

Mais doses

Nesta terça-feira, Goiás recebeu 79.560 doses da vacina da Pfizer, que deve ser distribuída para 22 municípios, incluindo Aparecida de Goiânia.  A promessa é que ainda na madrugada desta quarta-feira (9), o Ministério da Saúde envie outras 199.750 doses de AstraZeneca para ser utilizadas para a primeira dose, o que pode ampliar ainda mais a imunização por idade nos municípios.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, há 57 mil pessoas na faixa entre 50 e 59 anos, o que dá média de 6,4 mil a serem vacinados por idade.