CORONAVÍRUS

Acieg tenta sanar dúvidas de empresários sobre fechamento do comércio; veja algumas

Entidade diz que acompanhará de perto a movimentação dos órgãos do Estado para o cumprimento do Decreto 9.637/2020, que impõe o fechamento do comércio para reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus

Estado

Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás | Em: 19/03/2020 às 14:08:03

(Foto: Divulgação/Governo de Goiás)
(Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) deu início à divulgação de um boletim diário para empresários e gestores com notícias relativas à pandemia do coronavírus. No informe, a Acieg tira dúvidas sobre questões fiscais, tributárias, de crédito, trabalhistas, de protocolos, sobre desabastecimento, fiscalização, quebra de contratos, comércio internacional e outros.

Além disso, a Associação disponibilizou um número pelo qual os interessados podem mandar suas dúvidas via WhatsApp: (62) 9 8295-6829. A Acieg informa que surgiram questionamentos decorrentes da dificuldade de compreender o decreto do Estado que determinou o funcionamento do comércio divulgado na segunda-feira.

“Acreditamos que não teremos ocorrência de maior porte, mas destacamos que existe um clima de insegurança e desinformação. Pois, além da publicação do decreto, acreditamos que faltou um amplo comunicado oficial. O decreto e as sucessivas entrevistas sobre o assunto geraram, durante todo dia de ontem, várias intepretações. A Acieg recebeu centenas de ligações durante o dia, um sinal dessa insegurança. Por isso, estaremos atuantes amanhã para apoiar e garantir a ordem”, disse Rubens Fileti, presidente da Acieg.

Principais questionamentos

– “Vila Canaã se enquadra nos pólos comerciais?”

-“Tem algum decreto sobre concessionárias, se vão fechar ou não?”

– “Sobre a questão trabalhista, de que forma posso negociar esses dias?”

– “No ramos de equipamentos de proteção individual, posso permanecer com a loja aberta, tenho que fechar completamente, ou posso abrir em regime d e teleatendimento?”

– “No ramo de laboratório ótico, quais as recomendações?”

Plantão

A Acieg reforçou que estará de plantão nesta quinta-feira (19), durante todo o dia, com consultores, advogados especialistas e diretores, para atender e tirar dúvidas quanto ao fechamento do comércio na capital e no interior.

“A Associação Comercial acompanhará de perto a movimentação dos órgãos do Estado, com previsão de operações policiais intensivas para o cumprimento do Decreto 9.637/2020, que impõe o fechamento do comércio para reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus. A Acieg vai estar a postos para garantir que estas operações ocorram de forma pacífica, cumprindo o específico decreto, com respeito a ordem e as garantias legais dos empresários”.