Meio ambiente

Acaba o incêndio na Chapada dos Veadeiros

Estimativas do ICMBio, é que tenham sido destruídos mais de 15 mil hectares, o que representa cerca de 25% da área do parque. Prefeitura de Alto Paraíso está recebdo doações





//

O combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros foi encerrado nesta segunda-feira (16/11). Com a ajuda do clima, os bombeiros conseguiram extinguir o incêndio que devastou cerca de 25% do parque.

“Foi encerrada hoje a ocorrência. A chuva que caiu por lá hoje facilitou o trabalho”, explicou o capitão Simão, do Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, 25 homens da corporação e outros cerca de 80 brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) — que coordena o parque — e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram das ações, que contou ainda com a ajuda de dois aviões. Segundo o capitão, não vai ser necessário o trabalho de rescaldo no local para evitar novos incidentes.

O incêndio no parque teve início no dia 7 deste mês (sábado) e teria sido provocado por uma tempestade de raios que caiu na região. As visitações foram suspensas no dia 12. No início, eram cinco focos de incêndio em locais considerados de difícil acesso.

As estimativas do ICMBio, é que tenham sido destruídos mais de 15 mil hectares, o que representa cerca de 25% da área do parque. A Prefeitura de Alto Paraíso chegou a decretar Situação de Emergência devido à proximidade do incêndio ao município. O prefeito Álan Barbosa afirmou que o fogo colocava a zona urbana e o manancial de abastecimento da cidade em risco iminente.

A administração municipal, agora, está recebendo doações de alimentos e valores para minimizar os danos sofridos pelas famílias que moram nas imediações do parque. Ainda que nenhuma residência tenha sido afetada, a prefeitura relata que cercas e pomares foram atingidos.

As doações podem ser feitas por meio da Conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema):
Ag 4546-2
Cc 7400-4
Banco do Brasil

Ou na sede da prefeitura:
Praça do Centro Administrativo, nº 001- Alto Paraiso de Goiás.