Trindade

Aberto Centro de Apoio aos Romeiros que vão para Trindade

O atendimento do CAR foi aberto em solenidade que contou com a apresentação da Banda Luar, composta por internos da Vila São Cottolengo.


Goiás Agora
Do Goiás Agora | Em: 21/06/2018 às 15:56:11

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com a expectativa de atender a mais de 300 mil pessoas até o dia 1º de julho, data de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, o Centro de Apoio aos Romeiros (CAR), instalado na GO-060, conhecida Rodovia dos Romeiros, em Trindade, foi aberto na manhã desta quinta-feira, dia 21, pelo governador José Eliton e a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Müller.

O atendimento do CAR foi aberto em solenidade que contou com a apresentação da Banda Luar, composta por internos da Vila São Cottolengo. O governador e a primeira-dama estiveram acompanhados do prefeito Jânio Darrot, deputados, secretários de Estado, assessores do Governo e centenas de fiéis e moradores de Goiânia e Trindade.

“Tive a oportunidade de participar da Romaria do Divino Pai Eterno. É um momento muito especial. Momento para refletirmos sobre a vida, sobre as nossas ações, momento de buscarmos na fé a razão para a essa caminhada. Ela é a síntese da nossa caminhada”, resumiu o governador.

José Eliton disse que o Centro de Apoio ao Romeiro é um local para se renovar a fé. “Além do alimento do corpo, tem a capela para o alimento da alma. Nada mais goiano do que o sentimento da religiosidade, da fé, de um povo que supera as diversidades, que constrói um futuro melhor”, observou.

Ao final da solenidade, o governador participou de procissão que conduziu a imagem do Divino Pai Eterno até a capela instalada no interior do CAR.

O prefeito Jânio Darrot disse que seria muito difícil fazer uma festa da dimensão da Romaria do Divino Pai Eterno sem o apoio do governo estadual. “Sempre tive, durante os nossos cinco primeiros anos de administração, o apoio do ex-governador Marconi Perillo. Agora, da mesma forma, o governador está presente, nos atendendo em todas as demandas”, agradeceu o prefeito ao mencionar a determinação do Estado em aumentar os efetivos da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e Policia Civil.

Depois de elogiar a OVG, “que está fazendo um trabalho exemplar”, o prefeito agradeceu ao governador pela liberação de recursos da ordem de R$ 500 mil para custear o trabalho de mais de mil pessoas que irão trabalhar durante e depois da festa. “A ajuda que o governador nos deu para a festa deste ano será responsável pelo sucesso do desfile de mais de 300 carros de bois de Goiás e de outros estados e o desfile dos cavaleiros”, declarou.

O prefeito de Trindade aproveitou a oportunidade para manifestar gratidão ao governo estadual pelo programa Goiás na Frente “que ajudou a estruturar a cidade para a Romaria. A cidade está bonita, com asfalto recuperado, nova iluminação. Devemos tudo isso ao governo e aos recursos do Goiás na Frente”.
Estrutura

A exemplo dos anos anteriores, o Centro de Apoio aos Romeiros oferecerá atendimento gratuito e apoio às pessoas que fazem sua caminhada de fé até Trindade. No local, elas recebem lanches (leite com canela, café, chá, suco, pão com mortadela ou manteiga e água) e local adequado para descansar.

O CAR funcionará 24 horas e contará com o suporte de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária). Eles se revezarão na produção e distribuição de lanches.