Do Mais Goiás

A Grande Família completa 20 anos e garante lugar como clássico da TV

O humorístico é a terceira série mais longa da TV Brasileira; oficialmente ficou no ar entre 2001 e 2014

A Grande Família completa 20 anos
A Grande Família completa 20 anos

Há exatos 20 anos Lineu, Nenê, Bebel, Tuco, Seu Flor e Agostinho Carrara chegavam à televisão brasileira através da série de comédia A Grande Família, que faz aniversário nesta segunda-feira (29), exibida pela Rede Globo.

A produção foi baseada no seriado homônimo, exibido entre 1972 e 1975 pela emissora, que, por sua vez, foi inspirada na série estadunidense All in the Family.

No ar entre 29 de março de 2001 e 11 de setembro de 2014, A Grande Família nos apresenta à curiosa rotina da  família Silva. Ao lado de seus amigos e agregados, eles passam por bons e velhos perrengues – alguns comuns, outros nem tanto – no subúrbio do Rio de Janeiro.

Elenco

A Grande Família foca no desenrolar das vidas de Lineu , Nenê, Bebel, Tuco, Seu Flor e Agostinho Carrara. Mas, no decorrer da série personagens coadjuvantes – mas não menos importantes e divertidos – também ganharam os corações do público. Foi o caso de Marilda, Beiçola, Paulão, Mendonça e Gina, por exemplo.

A princípio protagonizada por Marieta Severo, Marco Nanini, Guta Stresser, Pedro CardosoLúcio Mauro Filho, o elenco perdeu o também principal Rogério Cardoso em 2003, que vivia o patriarca Seu Flor. Ele sofreu um infarto fulminante na manhã do dia 24 de julho.

Andrea Beltrão, Evandro Mesquita, Marcos Oliveira, Tonico Pereira, Natália Lage, Leona Cavalli e Luís Miranda também participaram da série, que contou com diversas participações especiais.

Participações especiais

Durante os 14 anos de duração, diversas personalidades marcaram presença na série, fazendo participações mais que especiais.

Foram algumas delas Grazi Massafera, Vitor Belfort, Luciano Huck, Francisco Milani, Leandra Leal, Suely Franco, Vinícius Moreno, Katiuscia Canoro, Tony Ramos, Paulo Betti, Dira Paes, Alexandre Borges, Maria Clara Gueiros, Fábio Porchat, Danton Mello, Diogo Vilela, Luís Fernando Guimarães, Gregório Duvivier, Camila Pitanga, Claudia Raia, Julia Gam, Thiago Lacerda, Francisco Cuoco, Fernanda Souza e até mesmo “O Rei” Roberto Carlos.

Final

Com direito a filme, especiais, spin-off com os melhores episódios e DVDs, uma das maiores séries brasileiras acabou no dia 11 de setembro de 2014 e contou com 14 temporadas.

A Grande Família já foi indicada a diversos prêmios, inclusive ao Emmy Internacional em 2008 pela atuação de Pedro Cardoso como Agostinho Carrara.

“O fim só se deu em 2014, contra a vontade do canal, quando os atores bateram o pé alegando que não fariam mais a série por estarem “presos” aos personagens por 14 anos”, afirmou a própria Globo. Isso porque os atores, que protagonizavam uma das maiores audiências da grade, se cansaram de interpretarem os mesmos personagens mesmo negociando conforme as renovações das temporadas.

Atualmente, o humorístico é reexibido pelo Canal Viva e está disponível na plataforma Globoplay.

Curiosidades

Claro que um grande sucesso teria algumas curiosidades que valem a pena serem conhecidas:

– A música tema da série, conhecida na voz do sambista Dudu Nobre, foi composta pela dupla Tom e Dito, de grande sucesso nos anos 60 e 70;

– Com 485 episódios, A Grande Família é a terceira maior série da TV brasileira, ficando atrás apenas de Turma da Mônica e Escolinha do Professor Raimundo;

– Cada episódio da série custava cerca de R$ 200 mil reais;

– A casa da família Silva foi inspirada e detalhadamente recriada a partir de uma casa do bairro de Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro;

– A Grande Família foi a primeira série brasileira a ser transmitida em alta definição;

– Pedro Cardoso chegou a escrever um episódio da 12ª temporada da comédia;

– Lançado em 2007, o filme foi visto por mais de 300 mil espectadores na primeira semana de exibição, mais de 2 milhões em dois meses e arrecadou cerca de R$ 15 milhões;

– A série foi indicada a mais de 15 premiações durante sua exibição;

– A clássica jarra em formato de abacaxi tornou-se um souvenir de sucesso e desejo na vida real, sendo um dos produtos mais desejados da Globo;

– Desentendimentos aqui e ali eram comuns nos bastidores da produção. Um dos mais conhecidos foi entre os intérpretes de Bebel e Agostinho, em 2012, que chegou a interromper as filmagens. Na ocasião, o intérprete de Agostinho disse que “atura Guta há 12 anos” e chegou a chamar a colega de elenco de “bêbada e péssima atriz”. Eles não comentaram o ocorrido com a imprensa e Pedro disse em uma situação que se tratava de um “assunto privado”. O importante é que as águas passaram e, meses após o fim da série, os dois se reencontraram em uma pizzaria no Rio de Janeiro e relembraram com carinho os anos de trabalhos juntos.

“Essa família é muito unida e também muito ouriçada”!