CORONAVÍRUS

Período crítico da pandemia em Goiás será de 22 a 27 de julho, diz Alexandrino

Orientado por estudos e projeções da Universidade Federal de Goiás (UFG), o secretário estadual de…

Secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino (Foto: Divulgação)
Secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino (Foto: Divulgação)

Orientado por estudos e projeções da Universidade Federal de Goiás (UFG), o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, afirmou nesta quarta-feira que a tendência é de que o período mais crítico da pandemia de coronavírus aconteça entre os dias 22 e 27 de julho. O secretário acredita que, neste intervalo, a rede pública e particular de saúde sofrerá maior pressão. 

“Acredito que já estamos vivendo o pico, que deve culminar no dias 22 a 27, e tende a diminuir depois o número de casos e óbitos diários, pouco a pouco”, disse o secretário em entrevista às rádios Brasil Central AM e RBC FM. 

Na última terça, a secretaria de Saúde registrou 31.545 casos confirmados de coronavírus e 715 óbitos. 

Alexandrino afirma que Goiás está preparado para o o pico da pandemia.  “Se não tivéssemos tomado as ações há mais de 60 dias, (o sistema de saúde) já teria colapsado”, disse.O secretário lembra que foram inaugurados cinco Hospitais de Campanha, o número de leitos de UTI dobrou em relação ao ano passado, foram aumentados os leitos de enfermaria, quase 2 mil pessoas foram contratadas e mais de 4 milhões de unidades de proteção individual (UPIs) foram distribuídas. 

A respeito dos novos respiradores adquiridos pelo Governo do Estado, informou que oito foram destinados a Luziânia, dois para Trindade, três para Jaraguá e cinco para Catalão. Foram mandados dez para que o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) possa ofertar leitos de UTI (para pacientes da Covid-19); e está sendo avaliada a necessidade de enviar equipamentos nesta quinta-feira, 9, também para Jataí.