CORONAVÍRUS

Prefeitura abre hospital para pacientes com Covid-19 em Trindade

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), anunciou nesta terça a abertura de um Hospital…

Prefeitura anuncia novo hospital de campanha em Trindade

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), anunciou nesta terça a abertura de um Hospital de Campanha, no Setor Cristina, para enfrentar a pandemia da covid-19 na cidade. A notícia foi divulgada em uma live nas redes sociais. A previsão é de que o ambulatório comece a funcionar nesta segunda-feira (13) e, em até 10 dias, comece a fazer internações.

Na cidade, até terça-feira, eram 343 casos de covid-19 foram confirmados, dois quais 234 foram curados e 22 resultaram em morte.

De acordo com a Prefeitura de Trindade, o HCamp Cristina desafogará o sistema de saúde da cidade, como a UPA 24h, o Hospital de Campanha São Camilo e o Hutrin. São 20 leitos em enfermarias e espaços individuais, com suporte de oxigênio, e também dois respiradores.

O hospital vai disponibilizar para os pacientes raios-X, testes rápidos, proteína C reativa, a PCR, eletrocardiograma e outros exames laboratoriais para apoiar o diagnóstico do médico. Os leitos serão destinados aos casos moderados, que necessitarem de acompanhamento hospitalar enquanto aguardam os resultados do PCR, das amostras de Swab nasal, ou o deslocamento regulado para outras unidades.

Jânio disse que haverá um ambulatório sentinela, onde ficarão dois médicos de plantão, das 7h às 19h, para avaliação exclusiva de pacientes com Covid-19. Os casos sintomáticos serão avaliados por equipe médica e de enfermagem. Eles terão acesso a exames e, também, a medicamentos contidos no protocolo para tratamento precoce.

Segundo ele, objetivo é evitar que o quadro se agrave e que os pacientes tenham rápido restabelecimento da saúde.

“Queremos resolver, tratar as pessoas no início dos primeiros sintomas. Aí, sim, você pode fazer seu tratamento em casa, com acompanhamento dos médicos que vão ligar todos os dias até que tenha alta e vai receber os medicamentos. Estamos trabalhando para que você tenha o melhor tratamento possível”, disse o prefeito na live.

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira