INFLUENZA

113 mil foram vacinados contra gripe em Goiânia

Cinquenta e cinco por cento do público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza foi vacinado…

Falta de insumos para vacina expõe a fragilidade do setor farmacológico no Brasil
Falta de insumos para vacina expõe a fragilidade do setor farmacológico no Brasil

Cinquenta e cinco por cento do público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza foi vacinado até o início da manhã desta segunda-feira (30) em Goiânia. São cerca de 113 mil idosos e profissionais de saúde que se imunizaram contra a gripe nas duas primeiras semanas da iniciativa. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é proteger pelo menos 205 mil pessoas.

De acordo com a Saúde goianiense, ainda faltam 16 mil doses da última remessa, enviada à capital pelo Ministério da Saúde. Nesta segunda, a vacinação teve início a partir das 8h na maioria dos pontos. No entanto, em outros locais como a região de Campinas, o serviço teve início por volta das 10h. A primeira etapa segue até o próiximo 16 de abril.

Na semana passada houve certa correria do público-alvo aos postos de saúde, o que gerou formação de filas e contrariou as medidas de contenção da pandemia do coronavírus. A partir do segundo dia foi disponibilizado o modelo drive-thru, aquele que o paciente é imunizado sem precisar sair do carro. Atualmente os shoppings Flamboyant e Passeio das Águas oferecem esse modelo de vacinação.

A previsão da SMS é de que novas doses de vacina contra a gripe devem chegar a Goiânia na próxima quarta (1°/4) e quinta-feira (2/4). 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi antecipada neste ano pelo Ministério da Saúde devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus (Sars-Cov-2).