Do Mais Goiás

80% dos profissionais de saúde de Aparecida estão vacinados contra Covid-19

Imunização de trabalhadores da saúde está sendo realizada exclusivamente por agendamento

Vacinação em Aparecida (Foto: Wigor Vieira/SecomAparecida)
Vacinação em Aparecida (Foto: Wigor Vieira/SecomAparecida)

Aparecida vacinou 80% dos profissionais da saúde no município até a última terça-feira (4). A imunização que estava sendo feita in loco, no local de trabalho da classe, passou a ser feita exclusivamente por agendamento no aplicativo Saúde Aparecida. Todas as forças de segurança e 90% dos idosos do município também estão imunizados. Os profissionais devem agendar a aplicação da vacina e comparecer a unidade de saúde escolhida para se imunizar.

A coordenadora de imunização do município, Renata Cordeiro, afirma que a mudança para o agendamento veio para cobrir os profissionais que não conseguiram se vacinar em seus locais de trabalho. “Desde o início, temos vacinado os profissionais da saúde in loco, mas muitos ficaram remanescentes porque os horários das equipes de imunização e dos plantões de alguns profissionais não batiam. Por isso, resolvemos adotar o agendamento para sanar essas lacunas”, explica.

Forças de Segurança

A imunização total dos integrantes das força de segurança no município aconteceu antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), da última quarta-feira (5), que suspendeu decisão de profissionais da área independente de atuarem nas ruas, com contato do público. A antecipação de imunização em Goiás contraria o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Balanço

De acordo com o painel da Covid-19, da Secretaria de Saúde, até a tarde desta quinta-feira (6), o município já havia administrado 95.174 doses aplicadas, sendo 60.103 como primeira dose e 35.071 na segunda dose. A SMS também identificou total de 11.557 doses perdidas por falhas técnicas e alega que frascos vieram com menos doses do que o informado pelo fabricante. Todas essas situações já foram documentadas e encaminhadas ao Ministério da Saúde.

Campanha

Na última quinta-feira (6), Aparecida de Goiânia iniciou a vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades nos pontos drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, das 8h às 18h. No sábado (8), a vacinação é das 8h às 17h.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a aplicação das doses acontece mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura. As vagas estarão disponíveis na plataforma a partir de segunda-feira (10).