Sessão pipoca

7 filmes nacionais para assistir no feriado de 7 de setembro

Veja lista especial que o Mais Goiás separou especialmente para este dia


Rayana Caetano
Do Mais Goiás | Em: 07/09/2020 às 14:03:48

'Central do Brasil' (Foto: Divulgação)
'Central do Brasil' (Foto: Divulgação)

Dia 7 de setembro, feriado nacional em celebração à Independência do Brasil. Que tal aproveitar o dia de folga e curtir alguns filmes verde-amarelos?

O Mais Goiás separou uma lista com sete produções brasileiras, algumas conhecidas, outras nem tanto, que são boas pedidas para esta segunda-feira. Confira:

Central do Brasil

“Dora trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.”

O Xangô de Baker Street

“Rio de Janeiro, 1886. A diva francesa Sarah Bernhardt pela primeira vez se apresenta no Brasil, deixando a elite do país ainda mais interessada na cultura francesa. O público se curva perante o talento de Sarah, incluindo o imperador D. Pedro II, que lhe conta um segredo: um valioso violino Stradivarius, um presente seu à baronesa Maria Luíza, desaparecera misteriosamente. Sarah então sugere que o imperador convite o famoso detetive Sherlock Holmes para investigar o caso, sugestão esta prontamente seguida. Enquanto isso, um assassinato choca a cidade e deixa em pânico o delegado Mello Pimenta. Uma prostituta fora assassinada e teve suas orelhas decepadas e uma corda de violino estrategicamente colocada em seu corpo pelo assassino. Enquanto o delegado busca pistas para capturar o perigoso assassino, que passa a cometer crimes seguidamente, Holmes e seu fiel parceiro Watson desembarcam no Rio de Janeiro sem esperar os perigos que os esperam: feijoadas, vatapás, pais de santo e o poder de sedução das mulatas locais.”

Que Horas Ela Volta?

“A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.”

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

“Um painel da vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.”

O Auto da Compadecida

“O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla.”

Cidade de Deus – 10 Anos Depois

“O título resgata os 10 anos passados desde o lançamento de “Cidade de Deus”, longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que recebeu quatro indicações ao Oscar e incontáveis prêmios em todo o mundo.”

Caramuru – A Invenção do Brasil

“Portugal, século 16. Após ser enganado pela sedutora Isabelle, o jovem Diogo é deportado para o Brasil, mas sua caravela naufraga. Por milagre, ele é salvo pelo cacique Itaparica. Em terras brasileiras, ele passa a ser chamado de Caramuru e vive um harmônico triângulo amoroso com as duas filhas do cacique, Moema e Paraguaçu.”