Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

6 parques em Goiânia para quem gosta de curtir o ar livre

Para fugir do caos da cidade, nada melhor que aproveitar o tempo livre para respirar um pouco de ar fresco em algum parque por aí

Parque Lago das Rosas (Foto: Reprodução)

Conhecida por aí como a “cidade dos parques”, Goiânia concentra um bom número de áreas verdes, perfeitas para quem pretende fugir um pouquinho do trânsito conturbado e curtir o ar livre. Para se ter ideia, nossa cidade já entrou para o ranking como a mais arborizada do Brasil, de acordo com o censo de 2010 do IBGE. E não é para menos. Ainda hoje é possível encontrar uma variedade enorme de árvores pelas ruas, desde flamboyants, até ipês coloridos e palmeiras.

No que diz respeito às áreas verdes, nossa cidade abriga mais de 190 delas, sendo 42 parques e bosques, que oferecem cenários agradáveis para quem quer apenas relaxar e curtir o ar livre, ou para aqueles que querem praticar exercícios físicos. Não há nada melhor que levar uma toalha ou canga, estender na grama e aproveitar as sombras das árvores para curtir um pôr do sol, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos uma listinha com 6 entre os melhores parques de Goiânia para você conhecer. Se ainda não tiver feito uma visita a algum destes, já anota na agenda e não perde tempo! Sem dúvida, ótimas opções para aproveitar no tempo livre!

Parques para curtir o ar livre em Goiânia:

1 – Parque Vaca Brava

parques em Goiânia

(Foto: Reprodução)

O Parque Sulivan Silvestre, mais conhecido como Parque Vaca Brava, é um dos mais populares de Goiânia. Localizado no Setor Bueno, conta com extensão de 79.800 metros quadrados, apresentando ainda algumas áreas de lazer bem interessantes.

Primeiro, é impossível deixar de falar do lago e do chafariz do local, que lhe confere ainda mais beleza e garante uma brisa suave, que junto às várias árvores ali presentes, representam um refúgio para quem quer correr da baixa umidade e de todo o caos da cidade.

Além disso, o parque também possui uma estação de ginástica e pista de cooper, perfeitas para quem mora na região e quer se exercitar fora das academias.

Também dá para encontrar um playground e, claro, bastante área verde para sentar um pouco e observar a natureza ao redor. Sem dúvida, um dos melhores parques para praticar esportes, ou simplesmente para sair um pouco da rotina e dar uma relaxada.

Endereço: Av. T-10, s/n – St. Bueno, Goiânia – GO, 74210-240

2 – Parque Areião

parques em Goiânia ar livre

(Foto: Reprodução)

Não muito longe do Vaca Brava, também é possível encontrar o Parque Areião. Localizado no Setor Pedro Ludovico, é um verdadeiro recanto verde, com áreas em volta de um lago e vários espaços ao ar livre para quem ama estar em contato com a natureza.

Bem maior, conta com uma extensão total de 215 mil metros quadrados, abrigando ainda uma área de preservação permanente, com vegetações de floresta da galeria e vereda, também sendo abrigo para animais nativos.

Por ali é bem comum andar e ver macacos-prego pelas árvores ou até mesmo próximos do chão. Embora sejam uma graça, é importante lembrar que os visitantes não devem alimentá-los. Tudo que eles precisam já está nas árvores da região, que fornecem a alimentação adequada.

Na área existem três nascentes do Córrego Areião e um braço do Córrego Botafogo, que pertence à Bacia do Rio Meia Ponte. Os visitantes podem acessar o lugar através de uma trilha bem bonita, mas tenha sempre o cuidado de não interferir no ambiente, já que é uma área de preservação.

Como atração, o parque reserva pistas de cooper, tem também a Vila Ambiental, onde é possível encontrar o Anfiteatro Natural, playground para as crianças e muito espaço verde para sentar e relaxar.

Endereço: Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-370

3 – Parque Flamboyant

(Foto: Reprodução)

Em Goiânia desde 2007, o Parque Flamboyant Lourival Louza também entra para a lista como um dos melhores parques da capital. Com área que ultrapassa os 125 mil metros quadrados, o terreno inicialmente pertencia ao Flamboyant Shopping Center.

Hoje, o parque recebe diariamente vários moradores da região e pessoas que trabalham nas proximidades, sem falar que também há aqueles que saem de longe somente para visitar o lugar.

Perfeito para quem gosta de ar livre, o parque é bem bonito e está bem cuidado, possuindo dois lagos incríveis, playground, pistas para ciclismo e caminhada, entre outras atrações.

O parque também abriga vegetação nativa do cerrado, apresentando boa quantidade de buritis. Sem dúvida, um dos melhores parques para fazer uma visita durante o dia, ou mesmo durante a noite, já que é bem iluminado.

Endereço: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-080

4 – Bosque dos Buritis

parques em Goiânia ar livre

(Foto: Reprodução)

Mais uma excelente opção de passeio ao ar livre em Goiânia, o Bosque dos Buritis fica no Setor Oeste, representando o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Para se ter ideia, seu projeto já estava presente no Plano da Cidade, com o objetivo de ser uma área verde.

Inaugurado no ano de 1933, é um dos mais antigos da capital e já passou por várias transformações, carregando consigo muita história. Hoje, seus 141, 5 mil metros quadrados são abrigo para árvores e animais nativos, plantas rasteiras e três lagoas artificiais, que são abastecidas pelo Córrego Buriti e por alguns canais subterrâneos.

Talvez você não saiba ou não se lembre da informação, mas é em uma dessas lagoas que está o maior chafariz da cidade e de toda a América do Sul, com um jato d’água potente e realmente impressionante.

Além de playground, estação de ginástica e pistas de ciclismo e cooper, o parque também concentra o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte Goiana e o Monumento à Paz Mundial, que também atrai curiosos de todos os cantos da cidade e região. Para quem procura por bons parques, este é, sem dúvida, uma boa alternativa!

Endereço: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO, 74130-010

5 – Parque Lago das Rosas

Trampolim em art déco, no centro do lago (Foto: Reprodução)

Famoso por seus pedalinhos, o Lago das Rosas conta com um espaço bastante arborizado, representando também um dos parques mais antigos de Goiânia. Construído ainda na década de 40, seu nome é uma homenagem a um antigo jardim de rosas que ficava no local antes do espaço ser erguido.

Com área de 315 mil metros quadrados, é um dos parques preferidos da população goianiense, com vários ambientes para quem curte o ar livre. Dá para estender uma canga na beira do lago e passar a tarde, seja sozinho ou na companhia de alguém especial.

Assim como os espaços mencionados anteriormente, também conta com pistas de cooper, playground e estação de ginástica. Entre suas atrações, vale destacar também algumas obras em art déco, como a mureta que cerca o parque e o trampolim encontrado no meio do lago, que sem dúvida, garantem um charme a mais para o ambiente.

Como se não bastasse, é também no Lago das Rosas que se encontra o Zoológico da capital. Passeio imperdível para o fim de semana ou qualquer outro dia que sobre um tempinho em sua agenda!

Endereço: esquina com a – Alameda das rosas, R. R 3 – oeste, Goiânia – GO, 74110-060

6 – Jardim Botânico

parques em Goiânia ar livre

(Foto: Reprodução)

E para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar o Jardim Botânico, um dos mais bonitos e importantes parques de Goiânia. Além de representar uma boa alternativa para quem busca um pouco de ar livre, o espaço também cumpre um papel ecológico, representando a maior unidade de conservação da capital. Para se ter ideia, são mais de 1 milhão de metros quadrados!

Fundado em 1978, se encontra no Setor Pedro Ludovico, abrigando uma remanescente de área fechada de mata, onde os visitantes não têm acesso. Por ali existem diversas espécies de árvores e plantas nativas do cerrado, sem falar que também é casa para vários animais silvestres.

Na área aberta para visitação, é possível contar com pista de cooper e playground. Mas o charme do espaço fica mesmo é por conta de seu borboletário, suas hortas e jardins, que fazem do lugar um refúgio bem diferente de outros parques da cidade.

Para quem adora tirar fotos, o deck do Teatro Arena é mais um cantinho diferente, que fica sobre o lago e garante uma vista impressionante.

Endereço: Av. Botafogo, 2981-3105 – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO