Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

6 museus em Goiás para você visitar sem sair de casa

Há quase um ano, o Governo de Goiás e a Secult disponibilizaram visitações virtuais a alguns dos museus mais importantes do estado. Se você ainda não conhece alguns deles, a hora é agora!

(Foto: Reprodução)

A preservação da história sempre foi um enorme desafio para a humanidade, que felizmente, ao longo do tempo foi encontrando formas e ferramentas que poderiam contribuir para manter viva nossa história. Os museus são bons exemplos disso, atuando como instrumentos de conservação de nossas memórias culturais, guardando em seus acervos diversos objetos, livros, documentos, registros fotográficos, entre vários outros itens que resgatam momentos importantes já vividos. Com o início da pandemia, a visita aos museus acabou sendo suspensa, fazendo com que museus virtuais acabassem entrando em cena, incluindo alguns de Goiás.

A iniciativa foi oferecida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult Go) há quase um ano, ainda em março de 2020. Desde então, qualquer pessoa que queira fazer uma visita virtual a um dos museus selecionados, pode entrar no link e ver os espaços por meio de uma tour em 360º, sendo possível escolher o cômodo e visualizar os objetos presentes.

O recurso visa democratizar as visitações aos museus, fazendo com que todos tenham acesso a cada uma das instituições que compõem o circuito museológico goiano. Dá para conhecer museus de Goiânia, da Cidade de Goiás e de Pires do Rio, que carregam grande importância histórica e cultural para o estado. Conheça abaixo os museus disponíveis para visitação e clique no link correspondente para conhecer.

Museus virtuais em Goiás para você conhecer:

1 – Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC)

(Foto: Reprodução)

Localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um dos mais importantes espaços para a difusão cultural na cidade e estado. Criado em 1988 e funcionando no atual espaço desde 2006, o museu tem a missão de preservar, pesquisar e expor as várias obras dos acervos dos órgãos estaduais.

O MAC também tem o papel de estimular a produção artística por meio de mostras individuais e coletivas de artistas locais, nacionais ou mesmo internacionais.

O acervo conta com mais de 1200 obras, sendo possível apreciar pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, mídias contemporâneas e muito mais. Há quase um ano, também integra os museus virtuais de Goiás. Clique aqui para fazer um tour pelo ambiente.

Telefone: (62) 3201-4918

Endereço: Chácaras Alto da Glória, Goiânia – GO, 74884-801

2 – Palácio Conde dos Arcos

museus virtuais Goiás

(Foto: Reprodução)

Por si só, a Cidade de Goiás já representa um verdadeiro tesouro para os goianos. Mas além disso, a cidade também guarda alguns museus importantes para a preservação de nossa história. Um deles é o Palácio Conde dos Arcos, que está disponível entre os museus virtuais do estado.

Antiga sede do Governo do Estado de Goiás, seu nome foi concedido em homenagem a Dom Marcos de Noronha, o “Conde dos Arcos”, que foi o primeiro governador da então capitania de Goiás.

Com arquitetura barroca, foi construído ainda em 1751, na praça principal da cidade e serviu como sede para os governadores até o ano de 1937, quando a capital do estado foi transferida para Goiânia. A partir daí, se transformou na sede da Prefeitura Municipal até 1961, que foi quando o governo retomou a posse do prédio e fez dele um monumento histórico.

Para se ter ideia, o Palácio conta com três pátios com jardins e mais de 30 cômodos. No acervo, o público encontra peças de mobiliário dos mais variados estilos, obras de arte, cristais, prataria, porcelanas e muito mais.

Como se não bastasse o enorme acervo fixo do local, em tempos sem pandemia, os salões e jardins também funcionam como Centro Cultural, recebendo exposições de artistas locais e nacionais, além de shows, concertos e eventos da cidade. Clique aqui para fazer um tour virtual.

Telefone: (62) 3371-1200

Endereço: Praça Tasso Camargo, 1 – Centro, Goiás – GO, 76600-000

3 – Museu Pedro Ludovico

(Foto: Reprodução)

Um dos museus mais importantes de Goiânia, o Museu Pedro Ludovico também integra o projeto de museus virtuais do estado. O prédio é um verdadeiro marco na história arquitetônica da cidade, construído em art déco mediante ao projeto de Attilio Corrêa Lima, renomado arquiteto e urbanista responsável pelo projeto da cidade.

O lugar era a antiga casa da família de Pedro Ludovico Teixeira e foi construído em 1934. Hoje, o museu apresenta seu acervo fixo, distribuído entre quartos, salas de jantar, cozinhas e escritório, com mobiliário, porcelana, prataria e cristais.

Além disso, também é possível encontrar documentos pessoais e políticos, livros e fotografias que registram os primeiros passos da então nova capital do estado. No museu ainda é possível encontrar a Biblioteca Mauro Borges, que é especializada na história de Goiânia e Goiás. Clique aqui e faça uma tour pelo ambiente.

Telefone: (62) 3201-4678

Endereço: R. 25, 66 – St. Sul, Goiânia – GO, 74015-100

4 – Museu Ferroviário de Pires do Rio

museus virtuais Goiás

(Foto: Reprodução)

Localizado na cidade de Pires do Rio, o prédio em que hoje se encontra o museu, foi construído em 1940, onde funcionava a antiga oficina mecânica das locomotivas a vapor da Rede Ferroviária Federal. Por ali passavam várias locomotivas que faziam o percurso no estado e precisavam de apoio ou manutenção.

O museu foi foi criado anos mais tarde, apenas em 1989, formado por locomotivas a vapor, balanças, máquinas, picotadores de passagens dos séculos 19 e 20, sem falar que ainda dá para encontrar alguns objetos que pertenciam aos ferroviários.

O público do lugar também encontra preservada a coleção de Jacy Siqueira – que foi escritor, pesquisador e fundador do Museu Ferroviário, composta por livros, fotografias, documentos doados pela família, vídeos e muito mais. Boa opção entre os museus virtuais em Goiás! Clique aqui para fazer uma tour.

Telefone: (64) 3461-5504

Endereço: R. Francisco R. Naves – Centro, Pires do Rio – GO, 75200-000

5 – Museu Goiano Zoroastro Artiaga

(Foto: Reprodução)

O Zoroastro Artiaga é um dos museus mais antigos de Goiânia, fundado em 1946. Seu nome é uma homenagem ao professor Zoroastro Artiaga, que foi o diretor do lugar e permaneceu no cargo, inicialmente, até 1957, retornando no período que compreendeu de 1964 a 1971.

No acervo, coleções formadas a partir do mostruário da Exposição Permanente de Goiás, realizada em 1942, guardando também algumas doações de pioneiros goianos.

Além disso, o público encontra vários utensílios da época, documentos históricos, peças antigas, objetos que se relacionam aos índios do Brasil Central, sem falar que sua estrutura arquitetônica também leva o estilo art déco, que marcou as primeiras construções da cidade. Sem dúvida, vale a pena fazer uma tour em mais esta opção entre os museus virtuais em Goiás. Clique aqui e confira.

Telefone: (62) 3201-4675

Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13 – St. Central, Goiânia – GO, 74083-010

6 – Museu da Imagem e do Som

museus virtuais Goiás

(Foto: Reprodução)

E para fechar os museus virtuais disponíveis em Goiás, também dá para fazer uma visitinha ao Museu da Imagem e do Som, que guarda documentos e arquivos super importantes da história da cidade e do estado.

Criado no ano de 1988, o objetivo do lugar é reunir, preservar, produzir e divulgar as mais variadas formas de expressão já produzidas pelo Estado de Goiás, seja em sua forma histórica, artística ou cultural.

Assim, o acervo é formado por registros fotográficos, videográficos e fonográficos, com coleções de discos, fitas cassetes, documentos textuais. fitas magnéticas de áudio e vídeo. Clique aqui para conhecer o museu.

Telefone: (62) 3201-4625

Endereço: Praça Cívica, 2 – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010