Divirta-se

Vencedora de reality, chef churrasqueira d’APorca revela corte preferido e expectativa com evento

Isabela Oliveira, a Berlota Joaquina, é uma das 24 chefs do festival de churrasco em Goiânia neste sábado (18)


Altemar Santos

Do Mais Goiás | Em: 17/03/2017 às 10:57:24


(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)

Uma das chefs com participação confirmada no festival de churrasco APorca, neste sábado (18) em Goiânia, é a nutricionista Isabela Oliveira, conhecida como Berlota Joaquina. Vencedora do reality show BBQ Brasil como melhor churrasqueira amadora do país, Berlota não terá uma estação fixa no evento, mas vai participar em cada um dos preparos dos outros 23 chefs que integram APorca.

Ela é natural de Brasília e formada em gastronomia pela Le Cordon Bleu de Londres. Atualmente comanda a empresa Shake That Bacon, que promove eventos de churrasco como o Capital MEATing, 1º Congresso Nacional de Carnes e Churrasco a ser realizado em abril no DF.

Em entrevista exclusiva ao Mais Cinco, ela revela ter boas expectativas para o evento em Goiânia:  “Acredito que APorca vai ser um evento muito bem organizado, com profissionais de alta qualidade e uma galera muito animada, como são os goianos.”

Carnes

A chef já transitou por várias áreas da gastronomia: teve uma chocolateria, deu aulas de culinária e até trabalhou como diretora da merenda escolar. Atualmente, aprofunda-se cada vez mais na paixão pelo churrasco. Ela revela que, ultimamente, seu corte preferido vem sendo o bife ancho. “Pelo sabor, marmoreio e maciez”, explica.

Berlota conta que a experiência de participar de um reality show mudou radicalmente sua vida e sua forma de fazer churrasco. “Meu maior aprendizado foi aprender a lidar com o fogo de várias maneiras diferentes”, conta.

Além do domínio do fogo, ela ressalta a importância na escolha da carne: “Além de saber como identificar uma carne de qualidade pelo seu aspecto, marmoreio, capa de gordura e etc, é necessário conhecer sobre a marca que você esta adquirindo e todo o processo que essa carne passa até chegar ao mercado”, alerta.

Festival

O festival de churrasco APorca será realizado neste sábado (18) . A proposta da festa é unir gastronomia e bebidas premium, música em local inusitado, além de cenografia e decoração temática que proporcionem uma experiência no estilo texano.

A festa, que será open bar e open food, vai reunir 24 chefs convidados para comandar as grelhas de onde sairão diversos cortes de carne premium como picanha, angus e t-bone, além de carnes exóticas como jacaré e javaporco. As bebidas também serão de categoria premium: cerveja Budweiser, uísque Jameson, vodca Absolut, espumante Mumm e energético Red Bull.

Além de Isabela, dentre os chefs com presença confirmada estão goianos especializados em churrasco como Helvécio Maciel (Bão Bar e Brejaria), Luiz Fiori (Armazém do Churrasqueiro) e Rodrigo Leão.

Além das carnes, haverá tacos al pastor, tachada de arroz, batatas na brasa e hambúrgueres. O evento terá legumes grelhados como opção para os vegetarianos e, para os amantes de doces, os chefs vão preparar brownies na brasa.

(Foto: Reprodução)

Música e ambiente

Oito atrações de diferentes estilos estão escaladas para animar a festa ao ritmo de rock, sertanejo, folk country e house music. São elas: as bandas Redfox, de São Paulo, Versário e Shotgun Wives, os DJs Vinícius Morais e Fabrício Nobre, as duplas Rafael e Rondinelli, Ivan e Alexandre, e a cantora Ana Cláudia.

O local do evento, a Ruína Imperial, é uma antiga fábrica desativada. O espaço de 2.300m² será especialmente preparado para a festa e decorado com itens que remetem ao estilo texano, como o feno e a madeira.

Relação completa dos chefs convidados:

Adeyc Borges

André Barros

Berlota Joaquina

Bethy Alves

Bianca Borges

Bruno Silva

Emiliana Azambuja

Fabrina Cunha

Helvécio Maciel

Jed Dias

João Delpupo

Juliana Barroso

Luiz Fiori

Mario Portella

Marco Soares

Moema Machado

Patricia Garcia

Patricia Miotto

Pedro Melo

Rafael Franz

Rodrigo de Melo

Rodrigo Leão

Tati Mendes

Thiago Miguel

Estações:

Tacos ao Pastor + Pulled pork + Brisket

Grelhados Angus Picanha + TBone + Ancho

Costela + Tomahawk

Boi no rolete + pão na brasa

Doces Regionais + brownie na brasa

Hamburguer bovino + pernil suíno + fraldinha

Jacaré defumado

Javaporco + Pernil de cordeiro + cupim

Legumes grelhados + batata na brasa + varal de coxa de peru e galeto

Varal de Linguiças + milho e seus encantos

Tachada

Serviço

APorca

Data: 18 de março (sábado)

Horário: A partir das 13 horas

Local: Ruína Imperial – Rua C-102, Quadra 206, Setor Sudoeste

Informações: www.aporca.com.br