Mudanças

5 dicas para quem vai mudar de cidade para estudar

Fatores como o transporte dos móveis e o aluguel na nova cidade devem ser vistos atentamente.





//

O aumento da adesão das universidades federais ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e a ampliação do ProUni (Programa Universidade para Todos) possibilitou que os estudantes façam faculdade longe de casa.

Porém, mais do que ir bem nas provas e se matricular, é necessário levar em consideração outros detalhes, para que a mudança seja bem-sucedida.

Fatores como o transporte dos móveis e o aluguel na nova cidade devem ser vistos atentamente.

Confira as dicas.

Matrícula
Mesmo que a cidade aonde você vai morar seja próxima, é importante planejar antecipadamente o dia em que levará os documentos. Alguns estudantes deixam a inscrição para a última hora, sob o risco de esquecerem algo e não terem mais prazo para levar os documentos. Por isso, assim que conferir a lista do que precisa, providencie imediatamente e, se for necessário, entre em contato com a universidade para negociar a entrega de algo. Se o diploma do ensino médio não estiver pronto, por exemplo, é possível solicitar um comprovante para garantir a matrícula.

Mudança
Independentemente da extensão do curso e dos planos de voltar à cidade natal nos finais de semana, é importante lembrar que essa é uma mudança definitiva, que não basta levar apenas algumas malas de roupas. Se for possível, consulte empresas de transporte de mudança e carregue os próprios móveis. Isso irá ajudar você a economizar na compra de novos itens e ainda deixará a casa com ar mais familiar.

Hospedagem temporária
Antes de fechar o próprio aluguel, seja sozinho ou em grupo, prefira ficar hospedado em alguma república estudantil ou pousada. Assim, você terá tempo hábil para saber quais são os melhores bairros para morar e conhecer pessoas com quem poderá compartilhar a residência. Dividir a casa com amigos, mesmo que sejam novos, ajuda a trazer mais tranquilidade e confiança nessa nova etapa da vida.

Aluguel
Se você quiser realizar o aluguel por conta própria, terá três opções de garantia para apresentar à imobiliária: fiador, depósito ou seguro-fiança. Ter um fiador é a maneira mais prática de conseguir um aluguel, porém, é necessário que essa pessoa seja do estado ou até mesmo cidade da residência. No caso do depósito e do seguro-finança, o contratante deve ter um dinheiro extra, que será usado, caso o inquilino deixe de pagar alguma mensalidade. A diferença entre essas modalidades de garantia é que o seguro-fiança precisa ser renovado anualmente, diferentemente do depósito que vale até o final do contrato de locação.  

Anúncios da universidade
Observe primeiramente os anúncios de moradia da universidade. Veja se há alguma moradia disponível para dividir ou casas para apenas você. Geralmente, as imobiliárias anunciam nas universidades ou os estudantes levam recortes de jornais, pois muitas pessoas precisam. Lembre-se de que morar próximo do campus é uma ótima forma de economizar dinheiro com locomoção, mas pode sair mais caro, já que a demanda é grande.