19ª Semana Nacional de Museus tem programação online no estado

Museus de Goiânia e do interior oferecem exposições, palestras, videocasts e muito mais. Confira!

19ª Semana Nacional de Museus Goiânia
Museu Pedro Ludovico integra programação da semana (Foto: Divulgação/ Secult Goiás)

Na data de hoje (18 de maio) é celebrado o Dia Internacional dos Museus e, para prestigiar a data, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), preparou uma programação especial que segue até o próximo domingo (23). A ideia é celebrar a 19ª Semana Nacional de Museus, nas unidades da Secult Goiás em Goiânia e também em cidades do interior do estado.

O público poderá contar com diversas atividades, como palestras, exposições, sarau musical, videocast e lives, tudo coordenado pela Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (Supha), da Secult. A programação acontece de forma inteiramente online, com transmissão pelas redes sociais da secretaria (YouTube e Instagram) e dos museus participantes.

Em Goiânia, participam do roteiro os museus da Imagem e do Som (MIS), Pedro Ludovico e Zoroastro Artiaga, além do Arquivo Histórico Estadual. Já na Cidade de Goiás, será possível contar com uma programação especial no Palácio Conde dos Arcos e, em Pires do Rio, no Museu Ferroviário.

Importante mencionar que a 19ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em parceria com as instituições museológicas presentes em todo o país. Para a temporada cultural desde ano, o tema é “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus do país, além é claro, de aumentar o público interessado e visitante.

Confira abaixo a programação completa da 19ª Semana Nacional de Museus no estado

19ª Semana Nacional de Museus

Museu Pedro Ludovico integra programação da semana (Foto: Divulgação/ Secult Goiás)

Todas as atrações serão exibidas no Instagram e canal no YouTube da Secult Goiás e, conforme dito anteriormente, também haverá transmissão pelo Instagram de cada museu participante – que você confere logo abaixo,

Museu da Imagem e do Som de Goiás

18/05 –  Videocast.  A importância dos Acervos Fotográficos para o trabalho dos artistas contemporâneos. Palestrante: Dra. Rosana Horio Monteiro. FAV/UFG.

19/05 –  Videocast. Garimpo de sons. Palestrante: Carlos de Andrade. Engenheiro de áudio/ Produtora Visom Digital – RJ.

Local: Instagram @goias.mis

Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga

20/05 – Videocast. O futuro dos museus e suas transformações no Pós-Covid. Palestrante: Dr. Glauber Lima. Prof. Museologia / UFG.

Local: Instagram @muza.go

Museu Pedro Ludovico

20/05 – Live. Comunicando o futuro dos museus. Palestrantes: Paula Falcão. Jornalista site “Aproveite a Cidade”. Bárbara Yanara. Museóloga. Mediação: Pedro Henrique Campos, coord. Museu Pedro Ludovico.

Local: Instagram @museupedroludovico

Arquivo Histórico Estadual

21/05 – O futuro dos arquivos e museus: a importância da gestão e preservação dos acervos históricos. Palestrante: Wilson Vieira Júnior. Historiador/ Dr. em Arquitetura e Urbanismo – UnB.

Local: Instagram @arquivohistoricogo

Museu Ferroviário de Pires do Rio

22/05 – Videocast. Os museus e as imagens do futuro. O evento propõe pensar o futuro dos museus a partir do seu espaço de experiência construído no presente-passado. Palestrante: Priscila Nascimento Marcelino. Historiadora.

Local: Instagram @museupiresdorio

Palácio Conde dos Arcos

23/05 – Sarau com apresentação de música Vilaboense nas dependências do Palácio Conde dos Arcos. A apresentação será gravada cumprindo todos os protocolos de segurança. A veiculação ocorrerá através das redes sociais da instituição/ Secult-GO.

Local: Instagram @palaciocondedosarcos

Serviço

19ª Semana Nacional de Museus em Goiânia e interior

Quando: até 23 de maio (domingo)

Onde: Instagram e canal no YouTube da Secult Goiás e dos museus participantes

Acesso: gratuito

Leia também: