Do Mais Goiás

10º Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo começa nesta segunda

Todas as capitais brasileiras participam de programação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

O Espaço Sonhus, que fica no Colégio Estadual Lyceu de Goiânia, recebe entre esta segunda (30) e quarta-feira (1º) a programação da 10º Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. O evento é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), do Grupo DiverCidade e do Centro de Referência em Direitos Humanos do Cerrado.  A entrada é gratuita.

Criada para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a secretaria promove o encontro em todas as capitais do País, com o objetivo de ampliar o debate sobre a diversidade e tolerância atrabés da linguagem cinematográfica.

Na segunda-feira, a partir das 19h, serão exibidos os filmes Abraço de Maré, de Victor Ciriaco, e Félix, O Herói da Barra, de Edson Fogaça. Janira Sodré, mestre em Ciências da Religião e professora da Coordenação de Filosofia e Ciências Sociais do Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Informação de Goiás (IFG) e coordenadora do programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) foi convidade para debater as produções em seguida.

Na terça, os filmes escolhidos são O Muro É O Meio, de Eudaldo Monção, e Porque Temos Esperança, de Susanna Lira. Para o último dia, as sessões serão de Do Meu Lado, de Tarcírio Lara Puiati, e Os Bebês Roubados Pela Ditadurwa Argentia, de Alexandre Valenti. Permanece em ambos os dias o horários de 19h. Os debatedores, porém, ainda não foram divulgados.

As vagas são limitadas, com inscrições feitas no local. Serão emitidos certificados aos que requisitarem. O Colégio Lyceu fica localizado na Rua 21, no Setor Central.