Brasil

Quinta-feira, 3 Fevereiro 2011 às 23:06

Policiais obrigam presos a se beijarem em Pernambuco




Mais Goiás, com informações do JC Online


Dois homens, supostamente presos, foram obrigados a se beijarem por policiais. A ação está em um vídeo publicado na internet e a filmagem parece ter sido feita na delegacia. O governo de Pernambuco já está investigando os responsáveis.

Humilhação, preconceito e homofobia com carimbo oficial. No filme da vergonha, postado na internet, o massacre moral vai além. Os detidos são chamados de macacos e obrigados a dizer que se amam por agentes do Estado. Um policial de capuz, com a farda do Batalhão de Radiopatrulha, aparece ao fundo. As imagens foram mostradas ao secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

Visivelmente constrangido, disse que não tinha conhecimento do vídeo, postado em julho do ano passado, e assegurou que todos os envolvidos serão identificados, submetidos ao rigor da Corregedoria para que sejam responsabilizados e expulsos da corporação.


REAÇÃO - o coordenador-executivo do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares, Manoel Moraes, demonstrou indignação depois de assistir às cenas. "Isso é tortura. O preconceito está presente. Eles são chamados de macaco. Reforça raízes de uma sociedade escravocrata. Você destrói a identidade cultural do outro. Nada contra o beijo de duas pessoas do mesmo sexo, mas ali existe a clara tentativa de constrangimento moral." Ele cobrou rigor nas investigações.

O diretor Nacional de Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Mattos, foi além. "Esse tipo de prática reforça a necessidade da implantação do controle externo da atividade policial e da criação do Mecanismo Nacional Preventivo contra a Tortura."

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Pernambuco (OAB-PE), Henrique Mariano, lamentou o episódio. "Obrigar os dois presos a passar por essa situação não tem relação com o crime cometido. Fica claro que é apenas um abuso de autoridade baseado na certeza da impunidade."

Tópicos:


Noticias Relacionadas


Bookmark and Share