Televisão

Séries: a semana está recheada de estreias

Começa hoje (26) a semana das estreias de séries de TV. Daqui até domingo, são…

Começa hoje (26) a semana das estreias de séries de TV. Daqui até domingo, são três estreias em canais diferentes. Portanto, vale a pena ficar atento. Daqui até outubro, praticamente todo mês tem estreias, mas a última semana de abril já começou com o pé direito por ter tantas novidades em um espaço tão pequeno de tempo.

Resolvemos então separar estas estreias por aqui e falar um pouquinho sobre elas para que você já saiba se elas te interessam de alguma forma. A primeira é uma ficção-científica distópica, The Handmaid’s Tale. A segunda é uma comédia satírica da Netflix, Cara Gente Branca e, por fim, temos a fantasia de Deuses Americanos no final de semana. Vamos lá?

The Handmaid’s Tale

Elisabeth Moss como Offred (Divulgação)

Disponível a partir desta quarta-feira, o seriado é uma produção original da Hulu, concorrente da Netflix. A série se passa em um futuro distópico sinistro: não existe mais mídia de qualquer espécie, sequer livros, nem sistema judicial, pois os criminosos são sumariamente fuzilados.

Mas nada se compara à vida das mulheres: neste mundo, as mulheres são, bem literalmente, objetos, divididos em categorias e funções. Isto acontece que Offred, condenada a ser uma aia: uma mulher destinada à procriar.

A série é baseada no romance O Conto da Aia, de Margaret Atwood e traz Elisabeth Moss (Mad Men) no papel principal. Também estão no elenco Alexis Bledel (a Rory de Gilmore Girls) e Samira Wiley de Orange is the New Black.

Se parece sinistro é porque é: o livro voltou a ser um best-seller após a eleição de Trump e a crítica especializada amou a primeira temporada. Segundo o THR, a série não é apenas excelente: é a melhor estreia do ano.

Com esta história, eles esperam seguir nos passos da concorrência, bebendo muito da fonte da Amazon TV e do que o canal fez com a adaptação de O Homem no Castelo Alto, transformando 300 páginas em uma série de sucesso.

Cara Gente Branca

(Divulgação/Netflix)

Mais uma estreia da Netflix que, sem dúvida alguma, vai dar o que falar. Marcada para estrear nesta sexta-feira (28), o seriado de comédia é uma adaptação de um filme independente de grande sucesso e do mesmo nome. Ambas as produções dividem praticamente a mesma história.

O seriado narra as desventuras de pessoas de cor, especialmente negras, mas também asiáticas e latinas, em um colégio particular de elite dos EUA em que a maioria dos alunos é rica e branca.

O jogo começa a virar quando uma das alunas negras assume a rádio estudantil e cria o programa “Cara Gente Branca”, que visa expor e denunciar comportamentos racistas no colégio.

O mero trailer da série já gerou muita polêmica lá nos EUA e aqui apenas com seu trailer e premissa e vai ser interessante ver o produto final. Alguns críticos tiveram a oportunidade de ver a primeira temporada antes da estreia e elogiaram o roteiro de Justin Simien por ser ágil e muito inteligente.

Deuses Americanos

Peter Stormare é um dos deuses antigos (Divulgação/Starz)

Por fim, no domingo (30) estreia a adaptação do romance de Neil Gaiman, Deuses Americanos. Baseada em um dos livros de maior sucesso do autor britânico, se trata de uma fantasia peculiar. A série acompanha Shadow, um ex-penitenciário contratado pelo misterioso Wednesday como guarda-costas.

Mas por que? Porque Wednesday está bem no meio de uma guerra entre deuses antigos, como Anubis, e novos deuses, como a Mídia ou o Cartão de Crédito. Se parece fora da casinha, é, mas acredite, é muito bem executado.

A série também é temperada com alguns elementos de mistério, crime e mesmo terror conforme coisas cada vez mais sinistras passam a acontecer.

A adaptação para a televisão possui a seu favor uma produção de primeira: os responsáveis pelo seriado são Bryan Fuller, de Hannibal, e Michael Green, de Heroes. O próprio autor dos livros atua como produtor-executivo.

Além disso, Deuses Americanos investiu pesado em um elenco incrível: Wednesday é vivido por Ian McShane, de Deadwood e a deusa mídia, por exemplo, é vivida por Gillian Anderson, de Arquivo XThe Fall.