Quem dá “jeitinho” não quer solução

Fala-se muito sobre como o “jeitinho” brasileiro acaba prejudicando a evolução do país, mas o…

Fala-se muito sobre como o “jeitinho” brasileiro acaba prejudicando a evolução do país, mas o que não se fala é a razão de termos desenvolvido esse jeitinho. E pensando em empreendedorismo, uma resposta surgiu.

O “jeitinho” é usado, pois o brasileiro não toma nada como seu. As vias públicas não são de ninguém, logo não é preciso cuidar delas, não preciso recolher meu lixo. A prefeitura que faça isso.

O Judiciário não é de ninguém, então pra que se preocupar se algo poderia funcionar melhor ou se erros continuam acontecendo repetidamente. A população que se vire.

Os hospitais e postos de saúde não são nossos então ocupar médicos e enfermeiras em busca de um atestado pra não trabalhar, não tem problema. O governo que coloque uma quantidade maior de funcionários pra atender a todos, ainda que eu esteja ocupando a vaga de alguém que precisa.

As escolas, os órgãos públicos, as vias publicas, as polícias, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo também, não foram “tomados” pelo povo e assim vivemos como espectadores de decisões dadas por pessoas que nem sabemos quem são.

O brasileiro usa o “jeitinho” por que quando se trata de algo que não é nosso a tendência é fazer de qualquer jeito ou do jeito que “dá”. Sem compromisso com nada, sem a responsabilidade pelo êxito ou pelo fracasso.

Muitos tentam, mas a maioria não se vê como responsável pelo país. Pois também sempre é mais fácil dizer que a culpa é do outro. Não se interessam em promover qualquer tipo de melhoria que beneficie a todos.

E por qual razão essa resposta veio do Empreendedorismo ? Porque todo empreendedor sabe que se não se dedicar 101% ao seu projeto o retorno não vem e o brasileiro preciso aprender isso. Se não nos dedicarmos a esse país a melhoria, nunca virá. Nosso empreendimento continuará fracassando e nossa nação também.