Saúde

Vigilância Sanitária orienta sobre o uso de termogênicos

Os suplementos alimentares termogênicos são substâncias que têm a propriedade de acelerar o metabolismo e,…

Os suplementos alimentares termogênicos são substâncias que têm a propriedade de acelerar o metabolismo e, desta forma, o organismo passa a consumir maiores níveis calóricos. Por isso se tornaram populares entre as pessoas que desejam emagrecer. Atualmente, os termogênicos mais populares usam a cafeína pura ou associada a outros componentes e a sinefrina (Citrus auranthium) como substâncias termogênicas principais.

A gerente de Vigilância Sanitária de Produtos da Secretaria da Saúde de Goiás, Eliane Rodrigues da Cruz, informa que no Brasil está proibida a utilização de suplementos termogênicos que contenham em sua formulação Efedrina e o DMMA (Dimetylaminlamina). Caso o termogênico tenha esta associação, passa a ter a característica de anfetamina, substância proibida no País pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).iquego remédio comprimido

A Polícia Civil investiga se este é o caso da estudante Tainara Lacerda dos Santos, de 23 anos, que passou mal e morreu depois de se exercitar em uma academia. Segundo familiares, ela consumia termogênicos para emagrecer.

Estes suplementos aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, o que dá mais disposição e energia para praticar atividades físicas. O sangue circula em velocidade mais elevada pelo organismo e dilata os vasos sanguíneos. Isso ocorre porque elas atuam no Sistema Nervoso Simpático, responsável pelo controle involuntário de diversos órgãos do corpo humano.

Efeitos colaterais
30.03.2015 Medicamentos, remédiosOs efeitos colaterais mais comuns incluem taquicardia, sudorese, hipertensão, arritmias, irritabilidade, insônia, tremedeiras, dificuldade de concentração e ansiedade. A intensidade destes efeitos depende da individualidade de cada paciente e da dose administrada.

Eliane informa que a composição dos termogênicos registrados no País seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Resolução RDC nº 18/2010, que dispõe sobre alimentos para atletas, estabelece que os produtos à base de cafeína devem fornecer entre 210 e 420 mg de cafeína por porção e que o produto não pode ser adicionado de nutrientes e de outros não nutrientes. “Estudos mostram que o consumo de até 400 mg de cafeína por dia é seguro nos adultos. Para comparação, cerca de 30 ml de café expresso possuem entre 30 e 90 mg de cafeína”, afirma Eliane.termogenico comprimido remedio fita metrica

Segundo a técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, no mercado brasileiro são encontrados produtos categorizados como suplementos termogênicos, com fabricação nacional ou importados. Ela ressalta que, alguns destes tipos de suplementos podem ser de origem clandestina e comercializados irregularmente no País, principalmente via internet. “É importante esclarecer a população sobre a necessidade de conhecer a composição e a origem do produto (se o fabricante está devidamente regularizado no Brasil). Estas informações constam do rótulo”, explica a gerente de Vigilância Sanitária de Produtos.

Com base na legislação atual, a categoria de termogênicos é de venda livre, podendo ser vendido em estabelecimentos comerciais de suplementos alimentares. Devido aos efeitos colaterais, é ainda recomendado que antes de consumir qualquer produto desta categoria, o consumidor procure orientações do seu médico ou nutricionista.