Festival

Canto da Primavera 2015 terá apenas artistas goianos

// Recém-reanunciado, a edição 2015 do Canto da Primavera terá apenas artistas locais. O anúncio…


//

Recém-reanunciado, a edição 2015 do Canto da Primavera terá apenas artistas locais. O anúncio foi feito pela titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (24/11) para dar mais detalhes sobre a reformulação do evento, que vai acontecer entre os dias 9 e 13 de dezembro.

No dia 10 deste mês, o governo do Estado havia anunciado o cancelamento dos festivais Canto da Primavera, em Pirenópolis, e Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo), dois dos eventos culturais mais importantes de Goiás.

Em declaração assinada pelo governador Marconi Perillo e pelas secretárias da Fazenda, Ana Carla Abrão, e da Seduce, Raquel Teixeira, a justificativa apresentada foi a de que a “decisão decorre das dificuldades econômico-financeiras do País e do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal do Estado”. No entanto, nesta segunda (23), a Seduce informou que o Canto 2015 iria acontecer, em nova data e com novo formato.

Segundo Raquel, a retomada da 17ª edição do Canto vai ocorrer devido a um grupo de músicos que convidou a secretária para uma reunião e apresentou um novo projeto que permitiria sua realização a um valor mais viável, mantendo a seleção de artistas que já havia sido anunciada. Nenhum dos envolvidos é um dos músicos escolhidos pela curadoria do evento. “Foi uma atitude generosa deles por amor à música e à cultura”, enfatizou Raquel.

Pela proposta, não haverá shows nacionais com cachês elevados, gastos com passagens, hospedagens e nem mesmo com palcos, já que as apresentações serão realizados em teatros e outros espaços cobertos de Pirenópolis. Dos R$ 1,5 milhão que seriam gastos com o evento, apenas R$ 500 mil serão efetivamente utilizados com a reformulação.

Raquel pontuou que a nova programação valorizará os artistas regionais. “A gente prestigia os cantores estaduais quando não tem cantor nacional. Claro que a cidade quer grandes shows, mas, de verdade, quando há um grande show nacional os cantores resgionais se sentem pouco à vontade porque o povo fica olhando no relógio querendo que passe o tempo rápido para poder ver o grande show. Agora não. Quem vai, vai para ver o show local, valorizar o que é nosso”, declarou. A única artista de fora de Goiás convidada para o evento é a baiana Sabah Morais, que se apresentará com a Orquestra Jovem de Goiás durante a abertura.

Mesmo com a boa notícia quanto ao Canto, oTeNpo continua cancelado. “O Canto da Primvaera já estava todo pronto. A licitação já havia sido feita e a curadoria já tinha sido contratada e feito o trabalho de seleção dos 21 músicos que se apresentariam. Estava tudo prontinho para ser realizado. O TeNpo a gente ainda não tinha feito a licitação e vai ficar para o ano que vem”, explica Raquel.

Confira os 21 artistas que irão se apresentar no Canto da Primavera 2015:

5teto Goyania
Assum Trio
Banda Arawaks
Bandida Codá
Brasil In Trio
Calango Nego
Carina Duarte
Cartola Muçum
Diabo a Quatro
EROTORI
Everson Bastos / Braza Dua
Fabiano Chagas Sexteto
Grupo Vertigo de Música Contemporânea
Lobinho e os 3 Porcão
Marcus Biancardini
Môn-K
Mugo
Pádua
TNY
TonZêra
Versário