Inova Goiás

Marconi lança maior programa de inovação do país

// Investimentos em tecnologia sempre foram uma das marcas registradas de Marconi Perilo em todas…


//

Investimentos em tecnologia sempre foram uma das marcas registradas de Marconi Perilo em todas as suas gestões como governador de Goiás. Mais um passo de modernidade será lançado no da 2 de setembro: o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia, o Inova Goiás. A meta do governo é inserir Goiás entre os três Estados que mais investem em inovação, hoje é o 14º, além de fomentar a economia estadual.

A previsão é investir R$ 1 bilhão até 2018 em ações que visam beneficiar 35 mil empresas no Estado. Deste valor total, o governo informa que a metade será formada por recursos novos, via aportes de fundos setoriais, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e empréstimos do BID.

O Inova Goiás já foi apresentado a técnicos do BID e recebeu aprovação preliminar da instituição financeira. O banco possui linhas de crédito para apoio a políticas de inovação no País. No dia do lançamento do programa, será entregue a representantes da instituição, que virão a Goiânia, uma carta consulta referente a um financiamento de 70 milhões de dólares para modernização tecnológica dos mais de 40 Arranjos Produtivos Locais – APLs que já funcionam em Goiás.

A outra metade do valor total será composta por recursos do Tesouro estadual vinculados para ciência, tecnologia e inovação, já investidos em programas da Fapeg e UEG, por exemplo. Mas serão destinados exclusivamente para o Inova Goiás, por meio de uma conta centralizadora.

O Inova Goiás terá a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do vice-governador José Eliton.