Privatização

Venda da Celg deverá render R$ 4 bilhões a Goiás

// Primeira companhia energética, de um pacote de quatro distribuidoras oferecidas ao mercado pelo governo…


//

Primeira companhia energética, de um pacote de quatro distribuidoras oferecidas ao mercado pelo governo federal, a Celg deverá ser vendida em novembro deste ano e vai render R$ 4 bilhões ao governo de Goiás. Site da revista Veja informa que o objetivo da administração estadual é utilizar 100% dessa receita em projetos e obras de infraestrutura.

“Um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa fixando essa destinação dos recursos. A proposta é investir em infraestrutura para o escoamento da produção e aumentar a competitividade do Estado no mercado nacional e internacional”, diz a matéria.

A Celg foi federalizada pela Eletrobras e depois incluída, em maio, no programa Nacional de Desestatização (PND), criado pela presidente Dilma Rousseff. A Eletrobras tem 51% das ações e o governo de Goiás, os 49% restantes. Além da Celg, a Eletrobras deve vender a Cepisa (Piauí), Ceal (Alagoas), Ceron (Rondônia) e Eletroacre (Acre).

A secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, afirmou à Veja que, embora esteja hoje com uma situação financeira fragilizada, a Celg tem grande potencial de crescimento e investidores nacionais e estrangeiros manifestaram interesse na compra.

“A Celg é a joia da coroa. Goiás continua crescendo e é um Estado plano, sem problemas de relevos, como existem em outros locais, facilitando a distribuição”, disse. “Vemos um movimento de bancos montando fundos, investidores se organizando para participar. Está todo mundo de olho”.

Ana Carla afirma que o Estado cresce num ritmo mais rápido do que a empresa é capaz de acompanhar. “Nem o Estado nem a Eletrobras têm recursos para fazer os investimentos necessários para atender à demanda crescente. Apesar da recessão da economia, o Estado deve fechar o ano com crescimento de 0,5%”, diz a reportagem. (Com o Goiás247)