Economia

Procura por crédito aumenta puxada pelas micro e pequenas empresas, diz Serasa

// Em março, as empresas aumentaram em 6,7% a procura por crédito, segundo o Indicador…


//

Em março, as empresas aumentaram em 6,7% a procura por crédito, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com o mesmo mês do ano passado houve alta de 18,1%. No primeiro trimestre o crescimento foi 9,7%.

Esse avanço na média foi puxado pelas micro e pequenas empresas com variação de 7,4% sobre fevereiro último. Nos dois perfis de empresa analisados ocorreram recuos. As de médio porte reduziram a busca em 4,8% e as grandes empresas diminuíram em 6,1%.

Na análise por setor, a demanda foi liderada pela área de serviços, com alta de 8,5%, seguida pelo comércio (5,7%) e indústria (3,7%). O Centro-Oeste foi a região com maior crescimento (12,4%), seguida pelo Sul com alta de 8,6% e o Nordeste (6,4%). Já no Norte e no Sudeste, ocorrem expansões com taxas idênticas (4,8%).

Nos três primeiros meses do ano, o Sul lidera a procura por crédito com ampliação de 12%, seguido pelo Centro-Oeste (10,4%); Norte (9,4%); Nordeste (8,6%) e Sudeste (7,6%).

Para os economistas da Serasa Experian, o resultado foi influenciado pela diferença de dias úteis pelo fato de o carnaval ter sido em fevereiro. Em março, foram 22 dias úteis número acima do registrado em fevereiro – 18 dias úteis – e superior ao mesmo período do ano passado – 19 dias úteis. De acorco com os economistas se for feito o ajuste dos dias úteis, há uma queda de 12,7% sobre fevereiro último e aumento de 2% na comparação com março de 2014.

Eles destacaram que, com o mercado mais rigoroso para conceder crédito, pode-se deduzir que os empresários desse segmento estariam recorrendo a “outras fontes alternativas de financiamento, como o crédito mercantil, por exemplo”.