Fiscalização

MP-GO apura fraude fiscal em uma das maiores redes de alimentação do Brasil

// O Ministério Público Estadual (MP-GO) deflagrou nesta quarta-feira (10/12) a “Operação Flex Food” que…


//

O Ministério Público Estadual (MP-GO) deflagrou nesta quarta-feira (10/12) a “Operação Flex Food” que apura indícios de fraude fiscal em uma das maiores redes de alimentação do país. O nome da empresa não foi divulgado até o início da tarde. São cumpridos mandados de busca e apreensão em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e a Polícia Militar. De acordo com o MP-GO, as investigações apontam a existência de “um grande esquema para deixar de recolher parte dos tributos devidos”.

Segundo os promotores, a fraude é cometida por meio de subfaturamento, falsa classificação dos produtos em notas fiscais, ocultação de receitas, e, muitas vezes, sem o fornecimento de documento fiscal ao consumidor. O esquema seria controlado por “sofisticado sistema de informática”.

O nome da operação, Flex Food, foi escolhido para designar a área de atuação da rede de empresas investigadas, englobando ainda a denominação utilizada pelos suspeitos de participar da organização para denominar a parcela de faturamento escondida do Fisco.

Em Goiás, participam da operação 12 promotores de Justiça, 30 servidores do Ministério Público, 34 servidores da Sefaz e 30 policiais militares.